Os departamentos de tributação e de contabilidade da Prefeitura de Ivinhema, foi alvo de dois ataques hacker. Os invasores tentaram bloquear os dados dos contribuintes e exigiram resgate de US$ 1 milhão para liberação das informações. O caso foi registrado na Polícia Civil.
Segundo a nota, o segundo ataque comprometeu a emissão de nota fiscal eletrônica e as funções da plataforma do IPTU on-line, que estão em processo de restauração.
O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro, diz que os dados dos contribuintes não foram perdidos. "Eles falam que colheram os dados, mas não sabemos se isso é verdade ou mentira".
Conforme nota divulgada pela prefeitura, o primeiro ataque hacker aconteceu no domingo (2), às 19h50m. O departamento de informática da prefeitura detectou a ação de ransomware, tipo de malware (ameaça cibernética) que sequestra dados confidenciais e ameaça mantê-los bloqueados, a menos que a vítima ou instituição lesada pague resgate ao invasor.
Os dados que podem ter sido acessados incluem nome, CPF, RG, endereço, telefone, data de nascimento e estado civil dos contribuintes. "Até o momento, não há indícios de que essas informações tenham sido utilizadas de forma indevida ou ilegal”, informou a prefeitura, explicando que os dados foram apenas criptografados pelos invasores, que exigiram resgate para liberação.
Juliano Ferro explicou ao Campo Grande News que na madrugada de ontem, o sistema havia sido restabelecido, mas, às 0h45, houve novo ataque, o que comprometeu o atendimento tributário à população. "Mas nós já estamos trabalhando para resolver isso".
Como medida de precaução, a prefeitura orienta a população a redobrar atenção com ligações, mensagens de números desconhecidos e e-mails suspeitos, evitando compartilhar informações sensíveis.
À reportagem, o prefeito disse que registrou boletim de ocorrência na segunda-feira (3) e que aguarda desdobramentos da investigação.
À população, em caso de dúvida, foram informados como canais de comunicação o email dpo@solucaodecalor.com.br ou telefone (67) 99639-9987.