O representante do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no Brasil, Morgan Doyle, apresentou nesta quarta-feira (19) o PM-CBC (Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Rodoviário de Capricórnio), durante o 2º dia do Seminário Internacional da Rota Bioceânica.
O PM-CBCP, também conhecido como Rota Bioceânica, é um projeto que visa conectar os territórios do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile por meio de um corredor rodoviário. O Governo de Mato Grosso do Sul aderiu ao plano por meio da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Os desdobramentos já haviam sido apresentados pela manhã aos governadores presentes no evento e, pela tarde, apresentado aos demais participantes.
O processo de elaboração do plano reuniu representantes do Governo de Mato Grosso do Sul, do governo da província de Salta (Argentina), do governo do departamento de Boquerón (Paraguai) e do Governo da Região de Antofagasta (Chile).
O projeto será financiado pelo BID no montante de US$ 600 mil, e buscará fornecer instrumentos para os representantes planejarem, gerirem e implementarem, de forma colaborativa e articulada, as ações e projetos pactuados.
Durante a apresentação, Doyle destacou os avanços do plano, que abrange projetos em três pilares:
Seminário Internacional da Rota Bioceânica (Madu Livramento, Jornal Midiamax)
Doyle ainda reforçou que o BID entra no projeto como um sócio estratégico para a Integração da América do Sul. “Para nós, apoiar este corredor, essa integração entre a América do Sul, é uma alegria. Estamos muito felizes e engajados! O projeto está muito alinhado com nossa razão de ser”.
Jaime Verruck e Morgan Doyle, durante Seminário (Madu Livramento, Jornal Midiamax)