O Flamengo foi o 30º time de todo o mundo com maior receita gerada na temporada 2023/2024, sendo o único não europeu a aparecer no ranking divulgado pela empresa do Reino Unido, Deloitte, no relatório intitulado como Football Money League.
Após 27 anos, o time carioca voltou a aparecer na lista, com receita estimada em 198,2 milhões de euros. No último estudo, entretanto, a própria Deloitte informou que o Flamengo esteve muito próximo do ranking, ficando apenas 6 milhões de euros atrás do 30º colocado, na ocasião, o clube inglês Everton.
O estudo é feito anualmente e, em 2024, teve o Real Madrid como o primeiro time na história a ultrapassar a marca de 1 bilhão de euros em receita, mais especificamente 1,045 bilhão. Em comparação ao ano passado, no qual o próprio clube merengue também foi o líder, o aumento foi de 26%, cerca de 214 milhões de euros a mais.
A Deloitte considera, neste relatório, apenas as receitas recorrentes dos clubes, como renda dos ingressos das partidas, direitos de transmissão e patrocinadores. Assim, o estudo não inclui o dinheiro proveniente de vendas de jogadores.
Ainda, a empresa aponta que o Super Mundial de Clubes de 2025 – campeonato que terá sua primeira edição neste ano – poderá impactar positivamente os times de fora da Europa, como o Flamengo.
*Texto com supervisão de Guilherme Cavalcante