Mato Grosso do Sul continua liderando extremos em temperatura e umidade relativa do ar nas últimas 24h. Cidades registram a maior temperatura e menor umidade do ar do Brasil, conforme o monitoramento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Conforme a lista, Porto Murtinho registrou máxima de 40,1°C, a mais quente do ranking nacional. Em seguida está Água Clara (38,7°C), Amambai (37,9°C), Aquidauana (37,2°C) e Miranda (36,9°C).
Quanto a umidade do ar, Jardim marcou 13%, ocupando o terceiro lugar da listagem. Porto Murtinho também está na classificação, com 13%. Outras cidades também são classificadas, como Amambai (14%), Ponta Porã (14%) e Ivinhema (17%).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que o cenário é favorecido pela atuação de alta pressão atmosférica, que causa o tempo mais quente.
Contudo, podem ocorrer chuvas em diferentes regiões do Estado, inclusive com possibilidade de tempestade acompanhada de raios de forma pontual em algumas cidades.
Os maiores acumulados de chuva são previstos para as regiões centro-norte, pantaneira, nordeste e leste. As altas temperaturas e o tempo seco podem gerar baixos valores da umidade relativa do ar.