SEGUNDA FEIRA, 06 DE JANEIRO DE 2025
DATA: 02/01/2025 | FONTE: Midiamax VÍDEO: Animal com ‘olho mágico’ é avistado no primeiro dia do ano por guarda em MS Avistamento, considerado raro, ocorreu na noite desta quarta-feira (1°)
(Dione Sales/Arquivo Pessoal)

O primeiro dia do ano foi de muita comemoração pelo guarda, guia turístico e estudante de biologia Dione Sales, de 34 anos. Por volta das 20h, no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, ele avistou um urutau, animal que possui a fama de ter “olhos mágicos”, já que enxerga mesmo com eles fechados.

Ao Jornal Midiamax, o guia disse que o avistamento é considerado raro. No entanto, como cuida do parque, percebeu que o animal possui um local específico para ficar e então encontrou o momento e espaço ideal para filmagem, sem ser percebido.

Ainda conforme Diones, este é um urutau-grande, com tamanho entre 45 e 57 centímetros e que se alimenta, principalmente, de grandes insetos voadores, como besouros, gafanhotos, esperanças (tetigoniídeos) e grilos. Além disso, ocasionalmente, captura morcegos e pássaros.

Curiosidades sobre a ave:

 

O olho mágico, segundo a ciência, não tem nada de mágico: o urutau possui duas fendas em suas pálpebras, o que permite a observação ao seu redor, mesmo de olhos fechados. Isso é como uma defesa, no caso de algum predador se aproximar.

O urutau, também conhecido por mãe-da-lua ou ave-fantasma, também pode ficar até 12 horas imóvel em um mesmo lugar, fazendo-o ser confundido com galhos de árvores e até passar despercebido por predadores.

Confira o flagrante no primeiro dia do ano em MS:

 
04/01/2025 Ator de Star Wars fala pela primeira vez sobre esquizofrenia: “Agora aceito”
ENTRETENIMENTO
04/01/2025 Sincerona, Simone rejeita retorno aos palcos com Simaria: “Minha história”
ENTRETENIMENTO
04/01/2025 Cássia Kis perde a linha e protagoniza barraco em supermercado; veja o vídeo
ENTRETENIMENTO
03/01/2025 Não sabia? Andressa Suita se pronuncia após descobrir que Gusttavo Lima quer ser Presidente do Brasil
ENTRETENIMENTO
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS