A semana deve ser típica de verão em Mato Grosso do Sul, com sol seguido de aumento de nebulosidade e possibilidade para pancadas de chuvas.
Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), pontualmente podem ocorrer chuvas de intensidade forte e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro, datas em que são esperados mais de 40 mm/24h.
Sendo assim, há probabilidade da virada do ano ser celebrada de baixo de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul.
“ESSA SITUAÇÃO METEOROLÓGICA OCORRE DEVIDO A ATUAÇÃO DE UMA ÁREA DE BAIXA PRESSÃO ATMOSFÉRICA SOBRE O PARAGUAI E A ARGENTINA, ALIADO AO TRANSPORTE DE CALOR E UMIDADE. AINDA, O AQUECIMENTO DIURNO E DESLOCAMENTO DE CAVADOS EM MÉDIOS NÍVEIS DA ATMOSFERA FAVORECEM A FORMAÇÃO DE INSTABILIDADES ATMOSFÉRICAS NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL”, EXPLICA O CEMTEC.
De segunda (30) a quinta-feira (2 de janeiro de 2025) estão previstas temperaturas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 29-34°C para as regiões sul, leste e sudeste do estado.
Nas regiões pantaneira e sudoeste esperam-se mínimas entre 22-26°C e máximas entre 29-37°C.
Já nas regiões do bolsão e norte são esperadas mínimas entre 21-24°C e máximas entre 30-33°C.
Em Campo Grande, mínimas entre 22-24°C e máximas entre 29-32°C.
Os ventos atuam do quadrante norte (norte/nordeste) com valores entre 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Confira a previsão diária do Cemtec para cada região do estado: