Estão abertas até o dia 9 de janeiro as inscrições para concurso para perito médico federal do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Conforme o edital, lançado no último dia 17, serão inicialmente destinadas 250 vagas distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal.
Os profissionais aprovados deverão realizar a emissão de parecer conclusivo quanto à incapacidade laboral, além da verificação, quando necessária, à análise da procedência de benefícios previdenciários. Os peritos também ficam responsáveis por caracterizar invalidez dos segurados e de executar a auditoria médica.
Ao custo de R$ 120, o certame será executado pela Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos) e será composto por provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e avaliação de títulos, de caráter classificatório.
Para concorrer, é preciso ter diploma de conclusão de graduação de nível superior em Medicina, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, o candidato também deve ter registro no Conselho Regional de Medicina.
Conforme o edital, a remuneração inicial será de R$ 14.166,99 (salário-base e a Gratificação de Desempenho de Atividade Médico-Pericial – GDAMP, com carga horária será de 40 horas semanais. As provas objetivas serão aplicadas no dia 16 de fevereiro de 2025 e o resultado será publicado no dia 16 de março do mesmo ano.
Apesar de 250 vagas iniciais, o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, mencionou compromisso de chamar mais 250 candidatos do cadastro reserva tão logo a lista de aprovados seja divulgada, com convocação de 500 aprovados imediatamente.
As inscrições tiveram início na última segunda-feira (23), seguem até 9 de janeiro, e podem ser feitas clicando AQUI.