O prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli (PSDB) acompanhou, no fim da manhã de hoje (02-12), os primeiros atendimentos aos pacientes renais crônicos em fase dialítica, no Centro de Nefrologia de Naviraí “Sakae Kamitani”.
Sete pacientes foram recepcionados pelo prefeito na entrada da clínica de hemodiálise e na sequência iniciaram a primeira sessão de hemodiálise no local. O prefeito estava acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Sérgio Pupo.
Thalles e Serginho em audiência de trabalho ouviram as explanações do médico nefrologista Antônio Pedro Bittencourt, responsável pela gestão do centro. Detalhes de como é feito o tratamento e o passo a passo do atendimento foram esmiuçados pelo diretor da unidade.
Dr. Antônio Pedro acrescentou considerações sobre a importância da prevenção através da atenção primária, para evitar que mais pessoas de Itaquiraí venham a entrar na fila dialítica. Para consubstanciar o atendimento de qualidade que está sendo oferecido no local, o nefrologista levou o prefeito e o secretário de Saúde para visita a todas as salas, onde destacou a funcionalidade de cada equipamento, os insumos utilizados e o resultado das sessões dialíticas.
O prefeito Thalles após a visita oficial destacou a importância do novo atendimento especializado colocado à disposição dos renais crônicos de Itaquiraí, pois, significa um fortalecimento muito grande para a Saúde dos municípios do extremo sul do Estado.
“Antes, eram longos 400 a 450 quilômetros de estrada onde fazíamos o transporte de nossos pacientes para garantir este atendimento. Agora são apenas 100 quilômetros e apenas uma hora de viagem. Isso é garantia de mais qualidade de vida. Este é o resultado de parcerias, com o Governo do Estado, com o Município de Naviraí onde trabalhamos para avançar e aproximar cada vez mais a Saúde de nossa população. Estamos trabalhando para isso e garantindo mais dignidade aos pacientes renais crônicos”, destacou o prefeito Tomazelli.
CENTRO DE NEFROLOGIA DE NAVIRAÍ
O Centro de Nefrologia “Sakae Kamitani” tem capacidade para atender até 120 pessoas por mês, funcionando em até três turnos, e conta com 18 máquinas de hemodiálise instaladas. Além disso, a infraestrutura inclui salas de enfermagem, consultórios médicos, e um sistema de tratamento de água exclusivo para hemodiálise, garantindo um ambiente adequado e seguro para os pacientes.
Foi inaugurado há menos de um mês, no dia 12 de novembro, para oferecer um novo e essencial serviço para pacientes renais crônicos da microrregião de Naviraí, visando atender pacientes Naviraí, Itaquiraí, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Juti e Mundo Novo. Juntos os municípios têm aproximadamente 60 pacientes que necessitam três dias da semana, se submeterem a tratamento em máquinas de hemodiálise.