O videoclipe ‘Che machu mandu´ákuemi’ da cantora indígena MC Anarandá conquistou o Prêmio de Melhor Videoclipe no G5 Conexões Internacional. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (27), em Assunção, no Paraguai. Além do título conquistado, o videoclipe será exibido no Festival Reciclarte, que acontece neste sábado (28), na cidade.
Ana Lúcia Rossate, conhecida como MC Anarandá é da etnia Guarani-Kaiowá. A rapper iniciou a carreira em 2014, no interior de Mato Grosso do Sul. ‘Che machu mandu´ákuemi’, em português ‘As lembranças da minha avó’, foi gravado na área de retomada Yvu Verá, localizado ao lado da aldeia Jaguapiru em Dourados.
Anarandá e a cineasta responsável pela direção do videoclipe, Marinete Pinheiro, viajaram até Assunção para participar da premiação. O videoclipe era finalista com mais três outros trabalhos. Contudo, mesmo competindo com obras de muito talento, o que chamou a atenção dos jurados foi o fato do videoclipe ter um caráter documental, além de ficarem impressionados com uma brasileira cantando rap em guarani.
“O nosso clipe é muito documental, então isso encantou as pessoas aqui. Também por ela cantar em Guarani, que é a língua original do Paraguai e dos povos Guarani-Kaiowá do Mato Grosso do Sul. Além disso, cantar rap. Então, encantou o jurado por causa disso e pelas das imagens, que são todas reais, pessoas reais, lugares reais”, explica Marinete.
Ainda de acordo com a diretora do clipe, a dupla não esperava ganhar o prêmio, pois estavam à caminho do evento como convidadas. Ela na parte audiovisual do evento, e Anarandá estava anunciada para um showcase no evento.
“Estou muito feliz porque é o primeiro videoclipe que eu dirigi, isso é muito legal. Eu sou documentarista, então eu não tinha me aventurado nessa questão de música. Anarandá vem trabalhando um tempo já comigo. Então, a gente ficou super feliz de sermos campeãs”, conta Marinete.