TERA-FEIRA, 28 DE JANEIRO DE 2025
DATA: 24/08/2024 | FONTE: Midiamax Após baixo resultado, Butantan encerra estudo para vacina contra covid Resultados obtidos foram abaixo do desempenho esperado
Agência Brasil

O Instituto Butantan confirmou nesta sexta-feira (23), em nota oficial, que irá encerrar o desenvolvimento de imunizante contra a covid-19. Os estudos para a vacina estavam na chamada Fase II, que contava com testes em 400 voluntários. Porém, os resultados obtidos foram abaixo do desempenho esperado, ficando aquém de outras vacinas utilizadas no país.

“De acordo com a pesquisa, a Butanvac dobrou a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias de sua aplicação, quando a meta esperada era que induzisse uma produção de anticorpos quatro vezes maior, número atingido por vacina já disponível à população”, diz a nota.

“O ensaio clínico cumpriu o seu papel. No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, a população pode acreditar na gente. Quando dizemos que uma vacina é boa, é porque os estudos demonstraram isso. Nesse caso, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada. Por isso, interrompemos o seu desenvolvimento e seguimos no desenvolvimento de rotas mais promissoras”, explica o diretor do instituto, o epidemiologista Esper Kallás, no comunicado.

A vacina era chamada internacionalmente de NDV-HXP-S e estava sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia, a partir de tecnologias que o instituto já dominava para a produção de vacina contra a gripe causada pelos vírus influenza e que utilizam ovos de galinha para produzir os antígenos.

 

 

24/01/2025 Síndrome respiratória grave segue em queda nas últimas seis semanas
SAUDE
16/01/2025 Boletim Epidemiológico: MS registra 25 casos confirmados de dengue
SAUDE
15/01/2025 Hemosul de MS abre processo seletivo para médico com salário de R$ 5 mil
SAUDE
08/01/2025 Imunização em MS: campanhas ultrapassaram 263 mil doses aplicadas em 2024, ampliando cobertura
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS