Um adolescente, de 13 anos, teve 54% do corpo queimado após sofrer uma descarga elétrica, depois que a pipa que brincava encostar na rede de alta tensão, em Maracaju, cidade a 160 km de Campo Grande.
O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (6). O garoto soltava pipa na Rua Almir de Moraes, no Conjunto Ilha Bela, quando a pipa encostou na rede de alta tensão.
O menino, após o choque, caiu no chão, mas conseguiu se levantar. Populares acionaram os bombeiros. O menino, segundo o site Maracaju Speed, estava consciente e orientado, mas reclamava de dores nos braços, pernas, abdômen e tórax no lado direito.
Ele tinha ferimentos puntiformes em cada planta do pé, sendo possivelmente a saída da descarga elétrica, onde apresentava queimaduras de 2º grau.
Ele foi socorrido ao Pronto Socorro, mas devido à gravidade, tendo 54% da área de superfície corporal queimada, foi necessário a transferência para Campo Grande.
Aos socorristas, amigos do adolescente disseram estavam utilizando cerol na linha da pipa, e que o cerol estava molhado, o que pode ter facilitado a condução da carga elétrica. O uso de chinelos pelo jovem ajudou a minimizar a gravidade dos ferimentos.
Para evitar acidentes como este, o Corpo de Bombeiros recomenda que pipas sejam soltas em áreas abertas, longe de vias de trânsito e redes elétricas. Além disso, seguem algumas dicas importantes:
• Não solte pipas em dias de chuva, especialmente se houver relâmpagos.
• Evite brincar perto de antenas, torre, postes, fios telefônicos ou cabos elétricos. Prefira locais abertos como praças e parques.
• Tente soltar pipas sem rabiola, pois geralmente, a pipa prende no fio pela rabiola.
• Não empine pipas em cima de lajes e telhados.
• Jamais utilize linha metálica, como fio de cobre de bobinas, linha chilena ou com cerol. Também não faça pipas com papel laminado, pois o risco de choque elétrico é grande.
• Se a pipa se enroscar em fios, não tente tirá-la. É melhor fazer outra. Nunca use canos, vergalhões ou bambus.
Fique atento e evite acidentes!