SEGUNDA FEIRA, 25 DE NOVEMBRO DE 2024
DATA: 27/06/2024 | FONTE: Midiamax Governo Lula condena tentativa de golpe na Bolívia e manifesta apoio a Luis Arce Tentativa de golpe foi desmobilizada e presidente alterou todo o alto comando do Exército
Ministério das Relações Exteriores do Brasil se manifestou por meio de nota (Foto: Itamaraty)

Por meio de nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou a tentativa de golpe de Estado na Bolívia nesta quarta-feira (26). Além disso, o texto demonstra apoio e solidariedade ao presidente Luis Arce e ao governo boliviano.

“O Governo brasileiro condena nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado em curso na Bolívia, que envolve mobilização irregular de tropas do Exército, em clara ameaça ao Estado democrático de Direito no país”, divulgou o Palácio Itamaraty em nota.

Nesta tarde, Lula convocou uma reunião de emergência com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, para tratar sobre a tentativa de golpe no país vizinho, informaram fontes ao Broadcast Político. A reunião já teve início e ocorre no Palácio do Planalto.

Há pouco, o chefe do Executivo brasileiro se manifestou no X, antigo Twitter. “A posição do Brasil é clara. Sou um amante da democracia e quero que ela prevaleça em toda a América Latina”, escreveu.

“Condenamos qualquer forma de golpe de Estado na Bolívia e reafirmamos nosso compromisso com o povo e a democracia no país irmão presidido por Luis Alberto Arce.”

Ao mesmo tempo, o Itamaraty anunciou que por meio de suas repartições consulares na Bolívia, permanece atento à situação dos brasileiros no país.

25/11/2024 Pela inclusão e divulgação do paradesporto, comitê promove 1º Expo Brasil Paralímpico
Geral
25/11/2024 Uems registra ausência de 13% dos candidatos inscritos no vestibular 2025
Geral
24/11/2024 Arábia Saudita reduz tensão com o Irã e endurece críticas a Israel
Geral
24/11/2024 Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS