Termina nesta quinta-feira (dia 30) o prazo para os condutores habilitados nas categorias C, D e E (ônibus e caminhão), com vencimento da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entre julho e dezembro, renovarem o exame toxicológico.
A orientação da Senatran aos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsitos) é notificar e autuar, a partir de amanhã (dia 31), os condutores que não se regularizarem no prazo.
Não realizar o exame é uma infração de trânsito classificada como gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
Desde o início do ano, o Detran tem feito alertas e ações para conscientizar motoristas sobre a importância de regularizar o exame. De acordo com a Senatran, 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda estão em situação irregular no País.
Segundo a Agência Brasil, caso os motoristas não atendam à regulação, eles poderão ser multados diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Departamentos de Trânsito.
O exame toxicológico de larga janela de detecção verifica o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas com análise retrospectiva mínima de 90 dias.