Na manhã desta quinta-feira (18), a equipe de Endemias, da Saúde de Mundo Novo, realizou um teatro para os alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Carlos Chagas. Foi apresentado para os alunos maneiras de como evitar a proliferação do mosquito da dengue em suas residências.
De forma lúdica, utilizando fantasias, os agentes de Endemias ensinaram os alunos como eliminar criadouros do mosquito e deram a missão de multiplicar os conhecimentos adquiridos junto aos familiares, amigos e vizinhos.
“O estado do Mato Grosso do Sul estima que 80% dos focos de dengue estão dentro das casas. O maior desafio é a conscientização da população”, citou Daniele Laguna, coordenadora de Epidemiologia.
Caso a pessoa estiver com suspeita de dengue, deve imediatamente procurar um profissional de saúde no posto mais próximo.
A peça teatral abordou a história de uma família que não realizava os cuidados devidos e mostrou as situações do dia a dia que favorecem a proliferação do Aedes aegypti, como manter pneus e garrafas com água parada em locais das casas como os quintais.
Além da conscientização nas escolas, a equipe de Saúde e de Endemias realizam diariamente visitas nas casas para verificar como andam os cuidados para evitar a água parada.
Vacinação liberada para nova faixa etária
A faixa etária de recebimento de vacina contra a dengue foi ampliada e agora, vacina crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. Os locais para vacinação são no Posto de Saúde Central e ESF do Fleck, das 7h às 11h e das 13h às 17h. (Texto: Raysa Almeida – Semcos Prefeitura de Mundo Novo).