Com sete meses de antecedência para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024, o tema da redação já é motivo de especulações. Na última sexta-feira (29), o Portal Nacional da Educação divulgou uma lista com os possíveis temas de redação para a prova, agendada para o dia 3 de novembro de 2024.
Entre os temas levantados pelo portal, destacam-se questões contemporâneas como Influenciadores Digitais, Inteligência Artificial, Distúrbios Alimentares, Direitos Educacionais no Brasil, Lixo Eletrônico, Regulamentação do Uber no Brasil, Doenças Associadas ao Sexo Desprotegido, Insegurança Hídrica, Psiquiatria Cosmética, Etarismo, Xenofobia, Invasão de Privacidade, Cultura do Cancelamento, Acesso à Internet, Tribunal da Internet, Violência Escolar, Vacinação no Brasil, Envelhecimento no Brasil, Inclusão de Autistas no Mercado de Trabalho e Homofobia.
Na edição anterior, o Portal Nacional da Educação acertou pela oitava vez consecutiva o eixo temático da prova de redação do Enem 2023. O tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do [trabalho de cuidado] realizado pela mulher no Brasil" e 60 pessoas receberam a nota mil. A nota mínima atribuída foi 40.
O Enem 2023 foi realizado no dia 5 de novembro, um domingo, e contou com a participação de mais de 3 milhões de candidatos inscritos em todo o território nacional brasileiro.
Sobre o Enem 2024, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e o MEC (Ministério da Educação) ainda não divulgaram o edital com as normativas e o cronograma oficial. No entanto, as provas estão previstas para ocorrer nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos, conforme tradição do exame.