TER�A-FEIRA, 26 DE NOVEMBRO DE 2024
DATA: 20/03/2024 | FONTE: Campo Grande News Anvisa adia a decisão de comercializar autotestes para dengue Tema foi retirado de pauta na diretoria colegiada nesta terça-feira (19)
Mosquitos Aedes aegypti, transmissores de dengue e outras doenças. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) adiou, nesta terça-feira (19), a decisão sobre a comercialização de autotestes do Brasil. O tema seria discutido na reunião desta terça-feira (19) da diretoria colegiada, mas foi retirado da pauta.Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Ao solicitar a retirada do item, o diretor Daniel Pereira argumentou que é preciso dar sequência aos “alinhamentos” que o tema envolve junto ao Ministério da Saúde.

“Esse processo é um processo quase que conjunto, Anvisa e Ministério da Saúde. A gente precisa de um outro lado, de uma política relacionada a esse tipo de produto, por se tratar de um diagnóstico de uma doença de notificação compulsória. Tendo em vista ainda a fase desses alinhamentos, solicito a retirada de pauta do item", disse à Agência Brasil.

Na semana passada, o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Torres, já havia antecipado que as tratativas para a comercialização de autotestes para dengue estavam em andamento entre o ministério e a Anvisa.

“A dengue é uma doença de notificação compulsória. Então, é necessário que haja uma política pública gerada pelo Ministério da Saúde nesse sentido e que contemple, mesmo no caso do autoteste – aquele que o próprio cidadão poderá realizar – um mecanismo para que os sistemas de monitoramento sejam notificados, de modo que se possa justamente computar os casos em todo o Brasil", explicou.

18/11/2024 Mpox: EUA identificam primeiro caso de nova cepa em viajante
SAUDE
17/11/2024 Vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo, destaca OMS
SAUDE
08/11/2024 SES demonstra queda no número de mães adolescentes em MS e presta contas em audiência na Alems
SAUDE
25/10/2024 Boletim Epidemiológico: MS registra 15.927 casos confirmados de dengue
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS