Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que está avaliando, a pedido do Ministério da Saúde, a possibilidade de comercializar autotestes para dengue. A afirmação foi divulgada durante reunião pública colegiada, na sexta-feira (8).
Segundo o diretor da agência, Daniel Pereira, a medida não deve negligenciar cuidados básicos, como eliminação de criadouros e educação sobre o controle do Aedes aegypti.
"Em breve a Anvisa irá se pronunciar sobre o tema. Enquanto nos esforçamos para disponibilizar mais testes, é igualmente importante reconhecer que o controle efetivo da dengue requer uma abordagem multifacetada", disse à imprensa nacional.
Conforme noticiado, a pasta vai priorizar a análise e registro de dispositivos essenciais no diagnóstico da doença. Considerada epidemia na região Sudeste, a ação buscará ampliar o fornecimento de meios eficazes para o diagnóstico precoce da doença, permitindo uma resposta mais rápida no controle da dengue.
A medida abrangerá as solicitações em andamento e também as que forem protocoladas nos próximos 60 dias. Também terão prioridade os pedidos de certificação de boas práticas de fabricação de empresas fabricantes de testes para dengue, garantindo a qualidade e a segurança desses produtos.