O experiente judoca nascido em Aquidauana, Rafael da Silva, conhecido como "Baby", medalhista olímpico, pan-americano e mundial, foi eliminado neste domingo (4) durante a 1ª rodada do Grand Slam de Judô de Paris, na França. A competição, que distribui até 1000 pontos no ranking olímpico classificatório para Paris 2024, atraiu mais de 600 participantes em sua 50ª edição.
Baby, que competiu na categoria acima dos 100 kg, foi derrotado pelo lutador turco Ibrahim Tataroglu, em uma disputa acirrada decidida nas punições (3-2).
Além de Baby, Mato Grosso do Sul também contou com a participação da talentosa judoca Aléxia Nascimento, campeã pan-americana, de 21 anos, na categoria até 48 kg. Na sexta-feira (2), Aléxia também foi derrota na 1ª rodada contra a colombiana Erika Lasso, que conseguiu um wasa-ari decisivo.
O Grand Slam de Paris é considerado um dos eventos mais prestigiados do Circuito de Judô no caminho para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Com mil pontos em jogo para os vencedores de cada uma das 14 categorias, distribuídas equitativamente entre os gêneros, o torneio tem um impacto importante na formação da lista final dos atletas que representarão o judô brasileiro na próxima Olimpíada.