A PF (Polícia Federal) prendeu três pessoas durante cumprimentos de mandados pela Operação Iporã, deflagrada nesta segunda-feira (31), contra organização criminosa sediada em Ponta Porã.
De acordo com a Polícia Federal, entre os presos, um foi através de cumprimento de mandado de prisão e os outros dois em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
O grupo alvo da operação é especializado no tráfico de drogas e também lavagem de dinheiro.
Além dos presos, três pistolas, dois revólveres, um rifle, mais de 200 munições e R$ 50 mil em espécies foram apreendidos. Além disso, documentos e celulares.
A Operação Iporã, faz alusão a palavra “bonitinho” no idioma Guarani e tem relação com o apelido de um dos líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), organização que atua na cidade fronteiriça.
A Justiça também determinou a apreensão de 16 veículos e 6 imóveis, o bloqueio dos valores disponíveis em 11 contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas e a suspensão da atividade empresarial de 4 pessoas jurídicas usadas para a prática de branqueamento de capitais.
Segundo a PF, foi cumprido mandado de prisão contra um dos investigados, foragido da justiça paulista, membro de facção criminosa.
O investigado evadido do sistema prisional e condenado a mais de dez anos por tráfico de drogas.