Foi confirmada, nesta segunda-feira (03), o falecimento da Delegada de Polícia aposentada, Ezilda Aparecida de Araújo, aos 68 anos. A morte aconteceu no último sábado (01º), em Terenos, a 31 km de Campo Grande.
A informação da morte foi confirmada em nota pela Adepol-MS (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de MS). Nas redes sociais, amigos e conhecidos lamentaram a morte e prestaram condolências aos familiares.
A delegada aposentada desde 2003 compôs a terceira turma de delegados da PCMS, de 1990. Ezilda Araújo trabalhou como titular da Delegacia Regional de Coxim e na Delegacia de Polícia de Terenos. Ainda não há informações sobre o velório e sepultamento.
A Delegacia de Polícia de Terenos informou por telefone ao Midiamax que o delegado e uma equipe foram até a propriedade em que a delegada morava na tarde desta segunda-feira (03) e que a perícia ainda trabalha para apontar a causa da morte.
Porém, informações são que a causa da morte teria sido suicídio. Os policiais são uma das categorias que mais sofrem com doenças mentais, grupo em que o suicídio cresceu 55% entre 2020 e 2021, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Em Mato Grosso do Sul, a Polícia Civil tem uma Coordenadoria de Atendimento Psicossocial e Espiritual, composta por três setores: Capelania, Psicologia e Serviço Social.
Coordenadoria de Atendimento Psicossocial da Polícia Civil (exclusivo para agentes e familiares): conta com equipe multidisciplinar de psicologia, serviço social e capelania. Fazem plantão psicológico e encaminhamentos junto aos planos de saúde. Mais informações pelo telefone (67) 99627-6178.