Os golpes por meio digital continuam crescendo e fazendo diversas vítimas todos os dias, principalmente utilizando a técnica de ‘engenharia social’. O Jornal Midiamax explicou como funciona essa técnica, em que o criminoso induz a vítima a repassar dados pessoais e bancários por ‘conta própria’, ou seja, sem ameaça ou violência. Um desses tipos de golpe é o Phishing, que consiste em tentativa de fraude para obter informações bancárias.
Os golpistas agora têm enganado muita gente utilizando os números que começam com 0800, na maioria das vezes utilizados por empresas.
Conforme a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o golpe começa com a vítima recebendo um SMS falso em nome do banco, informando sobre uma suposta operação e pede que em caso de dúvida ou cancelamento o cliente ligue em um número 0800.
Em contato com a vítima, o golpista, que se passa de telemarketing, pede para que digite os dados e senha a fim de cancelar uma suposta compra de alto valor.
Assim, o criminoso captura a senha e realiza acesso à conta da vítima conseguindo ver informações do extrato bancário. Ele chega a dizer as últimas transações para ganhar confiança da vítima e inclui na fala supostos depósitos e transações de alto valor feito pela conta. A fim de ‘regularizar’, solicita dados e operações para que a situação seja cancelada ou, em outros casos, o valor seja estornado.
Veja a mensagem que diversas pessoas tem recebido: "Compra aprovada com sucesso no valor de R$ 2.980,90 07/06/23 as 12:48 PostoTRIANGULO** duvidas ou cancelamento LIGUE: 0800 575 1500".
No site chamado “Quem Ligou” há mais de 30 reclamações informando esse mesmo número e a mesma mensagem. “Enviaram mensagem como se fosse do meu banco há alguns dias, e hoje me enviaram uma nova mensagem de compra no meu cartão de crédito. Quando liguei no 0800 desconfiei porque a pessoa atendeu dizendo apenas 'central de segurança'. Ela pediu meu CPF para continuar o atendimento, e eu encerrei a chamada”, escreveu um dos reclamantes.
“Mandaram mensagem de compra aprovada no Posto Triângulo, no valor de R$ 2.980,80. Nunca comprei neste posto e muito menos neste valor”, postou outra pessoa que recebeu a mensagem.
“Dizem que você fez uma compra e pra cancelar você tem que dar seus dados bancários. A finalidade é habilitar no celular deles a sua conta e pegar dados pra te deixar liso. Não retornem, não liguem. Meu pai recebeu essa mensagem, ficou apavorado e me chamou, na agonia quase que caiu, mas percebi antes e desliguei”, disse outro.
A postagem mais recente no site foi em maio: “Tentativa de Pishing: mandou SMS informando que uma compra de quase 3.000,00 tinha sido aprovada. 19/05/2023”.
A Febraban ainda alerta para que as pessoas nunca liguem para números (0800) recebidos através de SMS ou outras mensagens. Ligue apenas para o número da central de atendimento do seu banco, vale lembrar que normalmente esse número fica atrás do próprio cartão, ou ligue para seu gerente.
A federação ainda afirma que os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações. Os bancos também nunca ligam para pedir que os clientes façam transferências ou Pix, ou qualquer tipo de pagamento.
As agências bancárias nunca mandam mensagens ou e-mails pedindo para ser instalado algum tipo de aplicativo no celular para que seja regularizado algum problema.