A equipe que representou Mato Grosso do Sul no Grand Slam de Taekwondo 2023 conquistou nove medalhas na competição e garantiu vagas na seleção brasileira. As disputas encerraram no último domingo (12), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro.
Segundo a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), a delegação sul-mato-grossense volta com três ouros, uma prata e cinco bronzes. Quatro atletas foram escolhidos para mostrar o talento na seleção brasileira.
O campeonato foi organizado pela CBTkd (Confederação Brasileira de Taekwondo) e recebeu aproximadamente 600 taekwondistas, de todos os estados do país, envolvendo os estilos kyorugui (lutas) e poomsae (conjunto sequencial de movimentos fundamentais variados da arte marcial), nas categorias infantil, cadete, juvenil, sub-21 e adulto.
A equipe de MS contou com nove atletas e quatro técnicos. Thays Henrique de Souza, Vitoria Pinheiro Bitencourt e Jheferson Glaciel Ribas da Silva foram medalhistas de ouro e garantiram a titularidade na seleção brasileira da categoria cadete para a temporada. Já Luiz Felipe de Almeida Aquino ficou com a prata e passa a integrar a lista reserva de atletas da seleção nacional.
“Os atletas de Mato Grosso do Sul representaram muito bem o estado, a grande maioria medalhou nesta competição, que é considerada a mais difícil do país. Conseguimos colocar três atletas na seleção brasileira como titular e um como reserva. A gente fica muito feliz e vamos trabalhar para obter resultados ainda maiores na próxima competição”, destaca o presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS) e chefe de delegação no evento, Fábio Costa.
Os taekwondistas sul-mato-grossenses representaram a Equipe Fábio Costa de Taekwondo, Associação Faixa Preta de Taekwondo e Associação Três-Lagoense de Taekwondo, sob comando dos técnicos Fábio Costa, Celso Souza, Roberto Silva e Robson Carvalho.
Confira todos os medalhistas de Mato Grosso do Sul no Grand Slam de Taekwondo 2023: