Mato Grosso do Sul encerrou a temporada 2022 do wrestling, a luta olímpica, em alta. Na última competição do ano, a etapa Centro-Oeste do Circuito Nacional de Wrestling, os atletas sul-mato-grossenses faturaram 16 medalhas, sendo 15 ouros e um bronze.
O campeonato aconteceu em Cuiabá (MT), no último sábado (10). Com lutas no Ginásio Aecim Tocantins, a competição, organizada pela CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), reuniu atletas de cinco classes etárias: infantil, sub-15, sub-17, sub-20 e sênior (adulto), nos estilos livre (masculino e feminino) e greco-romano (masculino).
Além dos estados da região, a etapa recebeu lutadores de Alagoas, Amazonas, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.
Mais do que medalhas, o evento contou pontos importantes para o ranking nacional, que apontará os melhores de cada classe etária e categoria de peso, além dos atletas postulantes a integrar o programa Bolsa Atleta, nos níveis estadual e federal.
A equipe sul-mato-grossense foi composta por 13 atletas, comandados por Agnaldo Pereira dos Santos, beneficiário do Bolsa Técnico, administrado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).
As 16 medalhas renderam a terceira colocação geral para Mato Grosso do Sul na competição. Para Agnaldo, o wrestling sul-mato-grossense, mais uma vez, termina o ano como um dos destaques do país.
"No ano que vem queremos ter presença maciça na seleção brasileira, nas categorias de base e no adulto, participar das competições continentais e perseguir a classificação aos mundiais da federação internacional. Creio que 2023 é o ano para isso, véspera de Olimpíada, e no começo do ano já teremos atletas disputando seletiva nacional para tentar participar de torneios qualificatórios pré-olímpicos", finaliza o técnico.
Confira todos os medalhistas de MS:
Ouro
Bronze