A seleção brasileira de judô paralímpico desembarcou, nesta sexta-feira (4), na cidade de Baku, no Azerbaijão, rumo ao Campeonato Mundial da modalidade. A competição ocorre dos dias 5 a 11 de novembro, organizada pela Federação Internacional de Desportos para Cegos (IBSA, na sigla em inglês).
É a primeira vez na história do evento que atletas cegos e com baixa visão competem separadamente, em classes distintas. Entre os 33 membros da delegação, destacam-se a judoca Hellen Machado e a treinadora Talitha Silva, ambas sul-mato-grossenses.
Hellen é beneficiária do Bolsa Atleta, enquanto Talitha é favorecida pelo Bolsa Técnico, programas da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), que disponibilizam ajuda financeira a atletas e técnicos que se sobressaem no cenário esportivo. Ela, inclusive, é a 1ª no ranking nacional de Judô em sua categoria.
No total, são 21 judocas e 12 membros da equipe técnica na delegação brasileira, divididos entre seleção principal e seleção jovem, da qual as sul-mato-grossenses fazem parte.
Hellen compete na categoria -57 quilos, classe J2, onde há a percepção de vultos e definição de imagem. Os que nada enxergam se enquadram na classe J1. O campeonato de Judô abre o ranking de classificação para as Paralimpíadas de Paris, na França, que ocorre em 2024.
Confira abaixo a lista de judocas convocados para o Mundial:
Seleção Principal
Seleção Jovens