Uma mulher, de 37 anos, foi resgatada na quinta-feira (20) por uma equipe da SIG (Seção de Investigações Gerais) após denúncias de abandono. O caso aconteceu em Chapadão do Sul, cidade a 348 km de Campo Grande.
A vítima, que também possui problemas mentais, foi retirada do local. Conforme o médico da ambulância que a atendeu, ela estava “em mau estado geral, hipoativa, emagrecida, caquética, desidratada, em precárias condições de higiene, com restos de vômito nas roupas”.
Policiais Civil foram acionados por servidores do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), para averiguar possível caso de abandono de incapaz.
No imóvel constataram que a mulher estava vivendo com cuidados sendo negligenciados pela família.
Em depoimento, as assistentes do CREAS confirmaram que a vítima vinha sendo acompanhada, porém, o irmão dela passou a não permitir mais a entrada das servidoras na residência. Havia ainda, indícios de que o suspeito deixava a irmã deficiente sozinha na residência por longos períodos.
Além da mulher, residem três crianças na casa, sendo um recém-nascido.
A vítima foi socorrida por equipes em uma ambulância e encaminhada para atendimento médico no hospital municipal onde ficou internada.
Diante das situações constatadas, o irmão da vítima recebeu voz de prisão em flagrante, pelo crime de abandono de incapaz e foi encaminhado para a Delegacia de Polícia de Chapadão do Sul.
Fotografias da casa onde a mulher vivia com o irmão mostram a precariedade de higiene. (Foto: Divulgação/PCMS)