Duas judocas sul-mato-grossenses que integram a Seleção Brasileira de Judô foram convocadas para participar Grand Prix de São Paulo - evento inédito na capital paulista nos dias 2 e 3 de julho. O CT (Centro de Treinamento) irá receber cerca de 90 judocas de 21 países para a disputa.
Benilce Araújo e Michele Ferreira treinaram junto com a seleção no Centro de Treinamento Paralímpico, onde ocorrerá a competição. Michele já subiu ao pódio em duas edições dos Jogos Paralímpicos, faturando o bronze em Pequim-2008 e em Londres-2012.
Ao todo, o Brasil será representado por 23 atletas, entre eles, as medalhistas de bronze nos Jogos de Tóquio, Lúcia Araújo e Meg Emmerich, e Antônio Tenório, que subiu seis vezes ao pódio em sete edições de Jogos Paralímpicos.
Esta é a terceira e última etapa do circuito da IBSA (sigla em Federação Internacional de Esportes para Cegos) em 2022. Eles são importantes porque valem pontos no ranking mundial, que serve como base para a definição dos classificados aos Jogos Paralímpicos.
A Seleção Brasileira de judocas foi campeã nas duas edições do Grand Prix em 2022. Na Turquia, a equipe conquistou oito medalhas no total: seis ouros, uma prata e um bronze. Já no Cazaquistão, foram 12 pódios: cinco ouros, três pratas e quatro bronzes.
Benilce compete na categoria 57 kg, na classe J1 - de cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância. Ela faz parte do Ismac (Instituto Sul Matogrossense para Cegos Florivaldo Vargas)
Já Michele Ferreira luta na categoria 70 kg, classe J2 - de atletas que conseguem definir imagens. A medalhista paraolímpica integra a AJCS (Associação de Judô Caminho Suave), também de Campo Grande.
Confira a lista dos 23 judocas convocados:
Feminino
Masculino