Iguatemi, município localizado na região Sul de Mato Grosso do Sul, e que se desenvolveu margeando o rio de mesmo nome – Iguatemi – à direita do rio Paraná, receberá obras de saneamento do Programa Avançar Cidades, viabilizado pela Sanesul junto à Caixa Econômica. A empresa assinou a ordem de serviço que vai ampliar o sistema de esgotamento sanitário em 37km de rede coletora de esgoto, 1.627 ligações e a construção de uma elevatória de esgoto. As obras vão triplicar a cobertura de esgotamento.
A Sanesul, por meio do Programa Avançar Cidades, tem o objetivo de garantir a qualidade de vida e levar mais saúde à população dos municípios. “São recursos garantidos para obras de saneamento, a maioria de esgotamento sanitário e que vão contribuir para universalizar esse serviço. A meta é que toda a população de MS tenha na sua casa uma rede de coleta de esgoto, para que as famílias possam viver com qualidade de vida e tenham a sua saúde preservada”, comentou o diretor presidente da Sanesul Walter Carneiro JR.
A cidade de Iguatemi foi contemplada na segunda etapa do programa. A ordem de serviço é de R$7,2 milhões, investimento que será aplicado integralmente em esgotamento. A partir da data de sexta-feira passada, as máquinas já podem operar no município, beneficiando toda a população.
Em visita recente na sede da empresa, o prefeito salientou a importância de uma grande obra como essa. “Vamos eliminar todas as fossas sépticas e o despejo de resíduos dentro das galerias de chuva ou que correm nas ruas do centro da cidade. Isso gera um problema sério para o comércio como mau cheiro e desconforto para os lojistas e empresários de Iguatemi. Como médico, sei da importância do saneamento básico dentro de um município. Com essas obras da Sanesul, a cidade vai aumentar a cobertura de esgoto, o que significa mais saúde e qualidade de vida para os moradores da cidade”, concluiu o prefeito Lídio Ledesma.