O Governo de Mundo Novo resolveu prorrogar a campanha Novembro Azul para que os homens a partir de 40 anos possam ir até o ‘Posto de Saúde’ mais próximo da sua casa requisitar o exame de sangue (PSA) para a prevenção ao câncer de próstata.
Com a posse da requisição, os mundonovenses devem ir até o Laboratório Bioanálise, em frente ao Banco do Brasil, para realizar o exame gratuitamente. O referido laboratório venceu a licitação feita pelo município ao preço de R$ 14,00 por exame – atualmente o preço é de R$ 25,00 a unidade no local.
Diante do período eleitoral e a dificuldade de comunicação governamental do período, a campanha só foi iniciada após as eleições. Foram disponibilizados 200 exames de sangue, distribuídas nos ESFs do Fleck/São Jorge, Vila Nova/Universitário (Walid Nage), Itaipu/Berneck e Rural (Perdo Ramalho/Abigail da Silva Ramos).
Alessandra Antunes, coordenadora municipal de Atenção Básica, explicou que os homens que tiverem alteração no exame de sangue serão encaminhados para o urologista. “Vamos concluir a campanha até o dia 15, mas as requisições se limitam as 200 disponibilizadas”, explicou Alessandra.
Até a manhã desta terça-feira (1º), o posto localizado no Pedro Ramalho tinha a melhor procura. Dos 50 exames, apenas oito estavam disponíveis. O ESF do Itaipu tinha a menor procura e 35 requisições ainda estavam disponíveis. O ESF Vila Nova tinha oferta de 20 exames e o ESF do Fleck a oferta de 22 exames.