A Polícia Federal promoveu na sexta-feira (26) a quinta incineração de drogas do ano, segunda só nesta semana, tida como especial por conta dos eventos promovidos relacionado à Política Nacional sobre drogas. Os trabalhos ocorreram numa indústria na cidade de Mundo Novo/MS onde foram queimadas aproximadamente sete toneladas de maconha. Com a ação. Já se somam mais de 35 toneladas de drogas, retiradas de circulação.
Importante mencionar que a atividade se desenvolve como resultado das intensas atividades de combate ao tráfico de drogas e da mesma forma como que se deram as apreensões nos últimos meses, a destruição do entorpecente também conta com a presença de representantes de várias forças policiais e de órgãos oficiais, que participam ativamente do combate ao tráfico. Estas drogas são oriundas do trabalho de apreensões ocorridas em toda a região da circunscrição de Guaíra, nas rodovias, portos, zona rural, nos patrulhamentos do Rio Paraná e em decorrência de operações policiais que foram deflagradas recentemente, visando combate ao tráfico de entorpecentes. O tráfico de drogas é uma triste realidade em nossa região, por conta da proximidade com a fronteira, mas a Polícia Federal juntamente com as demais forças policiais, está engajada no combate ao tráfico de drogas, a fim de mudar essa realidade.
A denominada Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, prevista em lei, tem intuito, entre outras ações, a oportunidade de chamar a atenção do debatepúblico para as questões relacionadas às políticas sobre drogas. São realizadas diversas atividades por todo o Brasil voltadas à temática das drogas. Essas incinerações são divulgadas como uma prestação de contas à população sobre o trabalho que é desenvolvido pelos policiais neste combate e nesta missão de mudar a realidade da região.