O objetivo era pleitear uma nova iluminação para a Ponte Ayrton Senna, que faz a ligação entre Guaíra (PR) e Mundo Novo (MS), e é um cartão-postal da região.
No entanto, as negociações avançaram para algo mais amplo. A Itaipu Binacional decidiu que vai destinar recursos para a restauração da ponte. O convênio deve ser assinado em setembro e o investimento previsto é de R$ 22 milhões.
PARCERIA
Mais uma vez, a obra deve ser realizada por meio de uma parceria entre governo federal (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Dnit), governo estadual (Departamento de Estradas de Rodagem, DER) e Itaipu.
“Será uma obra maior que envolve a reforma, além da iluminação. A obra vai ficar a cargo do DER, com recursos da Itaipu, em uma parceria muito parecida com o que estamos fazendo na Ponte da Integração, que é a segunda ponte Brasil-Paraguai. Essa boa parceria dos governos estadual e federal está possibilitando o avanço de obras importantes para o Oeste”, enalteceu o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ao Jornal O Presente.
“O Paraná priorizou essa obra e foi aprovada pelo conselho da Itaipu, o que nos dá muita alegria em levar esse investimento para o Oeste. São obras estruturantes e de peso, de fundamental importância para o desenvolvimento da região”, emendou o secretário.
OUTROS INVESTIMENTOS
Por meio da parceria entre Itaipu, União e Governo do Estado, existem mais investimentos que devem sair do papel em breve. Sandro Alex cita a reforma da estrada rural entre Santa Helena e Ramilândia; duplicação da Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu; ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz; investimentos no aeroporto de Cascavel, dentre outros.