Em comemoração ao aniversario e criação da Lei Maria da Penha, que no último dia 07 de agosto deste ano completou 13 anos, é realizado em todo o Brasil, neste mês denominado “Agosto Lilás” vários eventos em Combate à Violência Contra Mulher.
Em Naviraí, DAM (Delegacia de Atendimento a Mulher) de Naviraí em parceria com a Academia de Jiu-Jitsu Alliance, promoveu a primeira aula gratuita do curso de autodefesa para mulheres.
A abertura do evento aconteceu ontem (20), na academia Alliance de Jiu-Jitsu, localizada na Rua Yokohama, 370, centro de Naviraí. Na abertura estiveram presentes varias autoridades e cerca de 70 mulheres, de várias idades, que se escreveram para participar do curso intitulado “Mulheres que Lutam”.
O curso terá 08 aulas presencias, ministradas pelo professor Tales Rotine, faixa preta em Jiu-Jitsu. As serão as terças e quintas, nos seguintes horários: período matutino às 10h, no período vespertino às 15h e no período noturno às 19h30m, na academia Alliance de Jiu-Jitsu. As mulheres que se escreverem no curso poderão escolher qualquer um dos horários para fazê-lo. Ao término do curso será entregue o certificado para aquelas que concluíram o mesmo.
Segundo a Delegada Titular da DAM de Naviraí, Dr. Sayara Quinteiro Martins Baetz, dados mostram que as agressões físicas no âmbito doméstico, ocorrem com o agressor fazendo uso de faca, martelo, cabo de vassoura, panela quente, arma de fogo para ameaçar a vitima que também é agredida com socos, chutes e puxões de cabelos.
O objetivo do curso de autodefesa é ensinar técnicas de defesa pessoal em situações de agressão onde se deve se aplicar movimentos de defesa e contragolpe, proporcionando assim a possível à fuga da vítima.
O curso ensinará também condutas preventivas para a segurança pessoal durante atividades cotidianas e laborais (em casa, no trabalho, na rua em festas), habilidades motoras para a defesa e sobrevivência em situação de agressões, além de ensinar dinâmicas de verbalização de como falar com o agressor para que ele se acalme e não fique ainda mais nervoso. “O curso de autodefesa irá ajudar mulheres que vivem relacionamentos abusivos, mostrando maneiras de reconhecerem essa situação e saírem do ciclo de violência” comenta a delegada.
Durantes as aulas do curso, profissionais de outras áreas estarão ministrando pequenas aulas nutricionais. Mais informações e inscrições através do telefone (67) 3461-5182.
DADOS
O Brasil é o 5º no Ranking da Violência Contra a Mulher.
Em Mato Grosso do Sul até o momento são 6 mil boletins de ocorrências envolvendo violência contra mulher, com 16 feminicídios, ou seja, assassinatos de mulheres pelos seus conviventes que não aceitou uma separação ou tem sentimento de posse.
Em Naviraí até são 300 inquéritos de crimes de violência domesticas que estão sendo apurados pela Delegacia de Atendimento a Mulher, e 100 medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário.