S�BADO, 23 DE NOVEMBRO DE 2024
DATA: 03/03/2017 | FONTE: G1 Falta de chuva faz Japorã decretar emergência Plantação de pequenos produtores está comprometida pela estiagem. Decreto considera danos sociais e econômicos a comunidades rurais.
Falta de chuva na zona rural faz Japorã decretar emergência em MS. (Foto: Divulgação)

A pouca quantidade de chuva em Japorã, foi motivo para a prefeitura decretar situação de emergência na zona rural da cidade, segundo publicação na edição de quinta-feira (02) do Diário Oficial dos Municípios.

O município no extremo sul de Mato Grosso do sul teve baixos níveis de precipitação desde janeiro. Dentre os efeitos provocados pela estiagem estão graves prejuízos econômicos com o plantio da safrinha do milho e comprometimento dos serviços de abastecimento de água por meio da captação rústica, além de atrapalhar as reservas hidrológicas e capacidade de distribuição.

O escoamento da produção leiteira dos pequenos produtores rurais e a produção agropecuária, principalmente de milho, mandioca e hortifruti sofre perdas graves por conta da falta de chuva, o que provoca danos econômicos e sociais, segundo o decreto.

A vulnerabilidade das comunidades rurais afetadas pela falta de chuva também foi considerada pela prefeitura para decretar o estado de emergência. Segundo o decreto, essas populações vivem em isolamento e faltam equipes de saúde para atendimento, inclusive na comunidade indígena.

Como consequência da declaração de situação de emergência, os órgãos municipais e voluntários ficam autorizados a atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil com objetivo de assistir a população afetada pela falta de chuva.

E, como de praxe, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários para as atividades de resposta ao desastre e prestação de serviços e obras relacionadas ao problema. O decreto entra em vigor na data da publicação.

22/11/2024 VÍDEO: Jiboia adulta atravessa avenida e entra em motor de carro parado em avenida da Capital
Geral
22/11/2024 Gilmar Mendes prorroga comissão que discute Lei do Marco Temporal até final de fevereiro
Geral
22/11/2024 Caixa volta a oferecer Crédito PcD com desconto nos juros
Geral
22/11/2024 Dólar volta a superar R$ 5,80 em novembro com desconforto fiscal e exterior
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS