TER�A-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2024
DATA: 07/04/2024 | FONTE: Midiamax Ataque destrói escritório de Médicos Sem Fronteiras em Donetsk, na Ucrânia Durante os ataques, um profissional de segurança da organização ficou ferido
(Yuliia Trofimova, MSF)

Na madrugada de sexta-feira (5), por volta das 03h, o escritório da organização internacional, Médicos sem Fronteiras, foi atingido por mísseis, em Pokrovsk, região de Donetsk, na Ucrânia. A construção foi completamente destruída e cinco pessoas ficaram feridas, incluindo um profissional de segurança da instituição.

Como resultado do ataque, o Médicos sem Fronteiras suspendeu temporariamente suas atividades médico-humanitárias, exceto o apoio a serviços de atendimento de emergência e encaminhamento com ambulâncias.

Em nota, a organização condenou os ataques. “Este ato de violência contra uma organização humanitária não pode ser considerado apenas mais uma casualidade da guerra” defende Vincenzo Porpiglia, coordenador de emergência de MSF na Ucrânia.

“Os ataques a qualquer instalação onde profissionais humanitários trabalhem não só põem em risco a segurança da nossa equipe, mas também impedem o fornecimento de cuidados essenciais para as pessoas que necessitam deles”, acrescentou.

Eduard Marchenko, profissional de segurança atingido durante o ataque, afirmou que, com a explosão, foi jogado contra o chão. O segurança foi diagnosticado com uma contusão e uma lesão no crânio. Ele foi tratado e está se recuperando. Quatro pessoas que estavam perto do edifício no momento do ataque sofreram ferimentos, incluindo um menino de 14 anos. Elas receberam ajuda médica e não precisaram ser hospitalizadas.

 

MSF em Donetsk

O Médico sem Fronteiras fornece assistência médica na região de Donestsk desde 2015. São oferecidos cuidados médicos e psicológicos através das clínicas móveis que atendem mais de 100 comunidades onde o acesso a instalações médicas é dificultado pelas hostilidades contínuas e pela escassez de profissionais de saúde.

O ministério da saúde do país é apoiado por MSF para a realização de evacuações médicas, operando 15 ambulâncias em Donetsk e outras regiões quando há fluxos de vítimas em massa após bombardeios.

O escritório em Pokrovsk também era uma farmácia e o centro logístico de equipamentos e veículos. O incidente ocorreu após dois ataques em novembro de 2023 a hospitais apoiados por MSF em Kherson e Selydove, que deixaram mortos e feridos.

MSF continua comprometida em fornecer assistência médica essencial em várias áreas da Ucrânia, incluindo as regiões de Kherson, Cherkasy e Vinnynsia.

29/04/2024 Homem é encontrado morto dentro de casa de ex-mulher após invasão em Ivinhema
Geral
29/04/2024 Indígena de Dourados é ferido com facada no peito após visitar amigo
Geral
29/04/2024 Gritando por socorro: moradores encontram homem ferido a tiros em frente de residência
Geral
29/04/2024 Bolsa Família: Confira quem recebe o benefício nesta segunda-feira
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS