QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
DATA: 17/11/2018 | FONTE: G1/MS Bairros de Natal ganham quadras esportivas reformadas Prefeitura entregará 28 equipamentos reestruturados e ampliados até o final deste ano. Investimento chegará a R$ 3,2 milhões até o final de 2019.
Melhoria: quadra do Palácio dos Esportes passou por recente revitalização.

Com investimentos na ordem de R$ 3,2 milhões, a Prefeitura de Natal entrega, até o final deste ano, 28 quadras poliesportivas reformadas e equipamentos esportivos equipados, ampliados e modernizados e adaptados com acessibilidade para pessoas com deficiência. Deste total, 14 quadras já foram entregues às comunidades. Os investimentos nas quatro regiões da capital potiguar estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) com recursos próprios do Município que asseguram cobertura de 100% dos equipamentos (140 em toda a cidade) até 2019.

Já foram recuperados os seguintes equipamentos: quadra do Palácio dos Esportes, campo de areia da praça de Neópolis, campo de futebol do estádio Batistão (Mãe Luíza), campo de futebol do Pajuçara, quadra do Conjunto dos Garis, quadra do Conjunto Alvorada 4, quadra do Nova Natal, quadra do Cidade Praia, quadra do Parque das Dunas, quadra de Lagoa Seca, quadra do Mirassol, quadra de Neópolis, quadra do Flamboyant e quadra do Bom Pastor. No planejamento da SEL, as próximas quadras a serem entregues serão no Conjunto dos Garis, Alvorada 4, Parque das Dunas e Nova Natal.

De acordo com o prefeito Álvaro Dias, a gestão tem uma política pública forte voltada para o estímulo ao esporte amador. A reforma e reestruturação das quadras e equipamentos esportivos, aponta ele, são etapas fundamentais desse contexto. “Com a Prefeitura entregando quadras em ótimas condições de uso, a população pode utilizá-las para a saudável prática do esporte e também para atividades comunitárias. É um fator de integração entre os natalenses e até de inclusão social”, justifica o prefeito.

Os espaços esportivos totalmente renovados são palco do projeto “Jogadaço”, responsável por oficializar a liberação para o uso da população. “É o momento em que a gente convida as famílias, as mães, os pais e as crianças para fazermos uma grande confraternização a fim de que eles possam receber cada espaço de volta. A gente tem visto momentos com toda a comunidade envolvida, com o equipamento que dá uma energia nova para o bairro, para aquela comunidade que está sendo atendida e a gente fica muito feliz em poder fazer isso através do esporte”, explica a secretária de Esportes, Danielle Mafra.

De acordo com a SEL, a escolha da ordem dos equipamentos a serem reformados atende a determinados critérios. “O primeiro critério foi a emenda parlamentar impositiva, comunidades mais voltadas para o esporte, com maior índice de criminalidade, aquelas comunidades mais carentes em equipamentos esportivos. Também é observada a distribuição nas quatro zonas administrativas”, aponta. “Esse é o momento de recuperar a auto-estima da população natalense, recuperar o direito de ir para a sua rua, de ocupar as praças e as quadras com atividade física”.

Sobre o “Jogadaço”, Danielle Mafra explica que o projeto vai além de um simples evento para a comunidade. “No Conjunto Alvorada, que já recebeu o Jogadaço, teve aula de zumba, torneio de futebol e torneio de basquete. A comunidade recebeu, através do Centro Comunitário, um kit do material esportivo, com bolas, redes e outras coisas para que elas possam fazer o uso do equipamento da melhor forma”, enumera a secretária.

 

 
24/04/2024 Cruzeiro chega ao 3º empate seguido e segue sem vencer na Sul-Americana; Cuiabá também empata
ESPORTE
23/04/2024 Flamengo e Palmeiras ficam no 0 a 0 pela Série A do Brasileiro
ESPORTE
22/04/2024 Botafogo goleia Juventude por 5 a 1 e sobe para terceira posição no Brasileirão
ESPORTE
20/04/2024 São Paulo se aproxima de acerto com o técnico argentino Luis Zubeldía, ex-LDU
ESPORTE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS