SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
DATA: 17/10/2018 | FONTE: sul news Naviraí -Comerciários e comerciantes pensam no novo piso salarial

Estão sendo iniciadas as negocia ações do novo piso salariais dos comerciários para a entrada em vigor do novo valor à partir de primeiro de novembro,. a data basde da categoria profiossional. No dia 30 houve uma asssembléian do Sindicato dos Empregados no Comércio de Naviraí e Região.

Os trabalhadores decidiram pedir 15% de reajuste sobre o atual piso de R$ 1.045, o que elevaria o valpor para R$ 1.210,75. Nesta semana, após receber a proposta de reajuste feita pelos trabalhadores, o Sindicato do Comércio Varejista faz uma assembléia para definir a contra-proposta. Na semana seguinte, em dia e horário a serem definidos, os presidentes dos dois sindicatos - o dos comerciparios (Sidney Ribeiro) e o dos comerciante (Antônio Simões Diniz) vão a Mesa para a primeira rodada de negociações.

Uma ou mais reuniões podem acontecer até o dia 31 de outubro. Se não houver acordo, a discussão pode ser fechada com o dissídio coletivo mediado pelo juiz da Vara do Trabalho.  O valor acertado retroage aodia primeiro de novembro e o primeiro pagamento com o valor do novo piso salarial e indice de reajuste acontece com o acerto da folha salarial com depósitos até o quinto dia útil de dezembro

Além da questão do piso salarial os comerciários e comerciantes debatem o horários especial natalino e das prorrogações de jornadas sabatinas em vésperas de datas especiais como as que antecedem os dias dos pais e das mães, e os acordos para trocas de datas de jornadas de trabalho.

Nestas mesmas discussões entram os valores pagos para quem recebe mais do que o valor do salário-base, os pagamentos dos adicionais de insalubridade e de periculosidade, os pagamentos de pacoteiros, copeiro (a), zelador (a) e de moto-entregadores.

O novo acordo de comerciários e comerciantes deve incidir sobre a base territorial compreendida pelos municípios de Naviraí, Itaquiraí, Eldorado,  Iguatemi, Mundo Novo, Japorã, Iguatemi e Sete Quedas e Ivinhema. 

 

 
19/04/2024 Iguatemi – Novo elevador garante melhor acessibilidade aos estudantes da Escola Salvador Nogueira
CIDADES
19/04/2024 Naviraí - Projeto ‘Tembiaporã: Che Añekambia’ promove resgate cultural e profissionalização de indígenas encarcerados
CIDADES
19/04/2024 Iguatemi - Polícias Civil e Militar recuperam motocicleta e prendem autores em flagrante por roubo
CIDADES
19/04/2024 Eldorado - Veículo adulterado que seguia com quase 400 quilos de maconha para Itaquiraí é recuperado pelo DOF
CIDADES
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS