SEXTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2018
DATA: 14/09/2018 | FONTE: top midia news Veja lista dos 14 presos na operação Vostok Entre os detidos conselheiro do TCE, deputado estadual, empresários e filho de governador

As delações dos donos do frigorífico JBS Joesley e Wesley Batista sustentaram a investigação acerca da Vostok, operação da Polícia Federal deflagrada na manhã desta quarta-feira (12) que resultou na prisão de 14 pessoas e 41 mandados de busca e apreensão. O esquema consistia em pagamento de propina em troca de incentivos fiscais.

Por decisão ministro Félix Fischer, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), produzidas com 34 páginas, foram decretadas as prisões de Rodrigo Souza e Silva (prometeu se apresentar nesta tarde), filho do governador Reinaldo Azambuja, Ivanildo da Cunha Miranda, João Roberto Baird, José Ricardo Guitti Guimaro, conhecido como Polaco, Antônio Celso Cortez, Elvio Rodrigues, Francisco Carlos Freire de Oliveira, José Roberto Teixeira, Marcio Campos Monteiro (conselheiro do TCE), Miltro Rodrigues Pereira, Nelson Cintra Ribeiro (ex-prefeito de Porto Murtinho), Osvane Aprecido Ramos, Rubens Massahiro Matsuda e Zelito Alves Ribeiro.

“O que se pode perceber pelas informações contidas nos autos é que estamos diante de uma organização criminosas, na qual os investigados atuaram de forma estruturada e com divisão clara de suas tarefas para a obtenção de vantagens econômicas por meio da prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro”, diz trecho da decisão do ministro.

O nome do governador Reinaldo Azambuja, de acordo com o inquérito do caso, é um dos mais favorecidos com a trama.

Ainda de acordo com a sentença, a empresa JBS recebia incentivo fiscal por um período e pagava de suborno somas que variavam de 20% a 30% sobre o valor do imposto não pago. Cálculos do MPF (Ministério Público Federal) indicam que a trama teria causado ao menos R$ 200 milhões de prejuízo aos cofres estaduais.

21/09/2018 Caarapó-Escola estadual no interior será reformada por R$ 1,9 milhão
Geral
21/09/2018 Estefan quer implantação da Guarda Municipal em Ivinhema
Geral
21/09/2018 Carreta da Justiça está em Mundo Novo até hoje
Geral
21/09/2018 Naviraí -Polícia Militar realiza a formatura do PROERD
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS