S�BADO, 20 DE ABRIL DE 2024
DATA: 13/08/2018 | FONTE: top midia news Justiça ameaça proibir herbicida usado na soja Justiça exige que a Anvisa conclua o parecer sobre os riscos que o glifosato podem causar à saúde

Decisão da Justiça Federal ameaça tirar do mercado, em até 30 dias, o glifosato, o principal herbicida usado nas lavouras de soja transgênica. Há dez anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está avaliando se o glifosato é perigoso para saúde e se pode causar câncer.

Com essa decisão, a Justiça quer que a Anvisa conclua o parecer até o fim do ano e deu 30 dias para que o Ministério da Agricultura cancele o registro de todos os produtos que contenham o herbicida.

Para Antônio Galvan, o presidente da Aprosoja-MT, a retirada do glifosato "com certeza vai comprometer o sistema de plantio e vamos voltar 30 anos. Não tem como fazer o plantio direito sem ele, esse é o produto principal não só na soja, como também no milho".

O Ministério da Agricultura informou que a medida pode causar prejuízos à agricultura brasileira e que vai acionar a Advocacia-Geral da União para reverter a decisão.

20/04/2024 Naviraienses, dupla sertaneja Rafa & Taliba gravar DVD neste sábado em Campo Grande
Geral
19/04/2024 De MS, Fernando é um dos primeiros indígenas promotores do Brasil
Geral
19/04/2024 Milei pede à Otan parceria especial com Argentina
Geral
19/04/2024 Tem NIS final 3? Seu Bolsa Família será pago nesta sexta-feira
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS