QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
DATA: 09/08/2018 | FONTE: dourados agora Mais de 789 mil pessoas fizeram prova do Encceja 2018 em todo o Brasil

Mais de 789 mil pessoas de todos os estados do País realizaram, no domingo (5), as provas da edição deste ano do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Nacional.

O gabarito oficial será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 17 de agosto.

A partir de outubro, serão revelados os resultados individuais dos participantes.

O Encceja 2018 teve um total de 1.695.608 inscritos, sendo 1.339.282 em busca do certificado do Ensino Médio.

Outras 356.326 pessoas se inscreveram para conquistar o certificado do Ensino Fundamental. Durante a manhã, os participantes responderam a questões sobre Ciências Naturais e Matemática, nas provas para o Ensino Fundamental; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, para o Ensino Médio.

Já o período vespertino foi reservado às perguntas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História e Geografia, para o Ensino Fundamental; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, para o Médio.

Na parte da tarde, os inscritos também fizeram as redações, que neste ano tiveram os seguintes temas: "Possibilidades de uma alimentação segura para a população brasileira", para o Ensino Fundamental, e "Os riscos do trabalho noturno para a saúde do trabalhador", para o Ensino Médio.

Certificação

Para receber os certificados, os participantes devem atingir, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento.

Além disso, para as provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, no Ensino Fundamental, e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, no Ensino Médio, é necessário que o inscrito tenha nota igual ou superior a cinco pontos na redação.

Os candidatos aprovados nas quatro áreas do conhecimento devem procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no momento da inscrição para receber o certificado.

Já os participantes que obtiverem nota mínima apenas em uma das áreas devem solicitar a declaração parcial de proficiência.

Encceja

Realizado desde 2002, o Encceja é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos em idade apropriada.

Além da edição nacional realizada neste domingo, há ainda outras três edições: o exame para privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas residentes no País (Encceja PPL) e as versões para o exterior voltadas tanto para residentes de outros países quanto para privados de liberdade ou pessoas que cumprem medidas socioeducativas fora do Brasil. Cada uma dessas aplicações do exame possui cronogramas e calendários próprios.

17/04/2024 Correios anunciam cargos de nível médio e superior em concurso público
Geral
17/04/2024 Jovem arremessou mãe em rodovia e dirigiu 35 km ao lado de corpo
Geral
17/04/2024 Marfrig firma acordo com o MPT-MS após identificação de violações trabalhistas
Geral
17/04/2024 Durante aula do Proerd, criança escreve bilhete dizendo que foi estuprada por amigo do pai
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS