QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
DATA: 29/07/2018 | FONTE: top midia news STJ mantém prisão de Puccinelli e sonho de eleição fica mais distante

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) rejeitou, no final da tarde desta sexta-feira (27), o pedido de liberdade do ex-governador André Puccinelli, pré-candidato ao governo pelo MDB. Também continuam presos o filho dele, André Júnior, e o advogado João Paulo Calves. O trio tinha sido preso pela Polícia Federal na sexta-feira (20), denunciados por corrupção.

O pedido de liberdade havia sido encaminhado nessa sexta-feira (27), a coordenação da 6ª Turma da corte. Instantes depois a decisão foi negativa para o trio.

No início da semana, Borges e o advogado Renê Siufi já haviam apelado à corte federal, em São Paulo, pela liberdade dos três.

Os defensores incluíram na petição ter achado “estranho” Puccinelli ter sido preso às vésperas da convenção partidária, evento que oficializaria a candidatura do ex-governador.

No entanto, o desembargador federal Maurício Kato, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região - SP), negou a liberdade alegando indícios de continuidade dos crimes de lavagem de dinheiro.

Mesmo assim, o comando do MDB disse que o partido não tinha "Plano B" e que Puccinelli seria o candidato da sigla. A convenção que vai confirmar o nome do ex-governador como o concorrente oficial está marcada para o dia 4 de agosto.

Prisão

André Puccinelli, o filho e o advogado foram presos pela criação do Instituto Ícone de Estudos Jurídicos que, para o MPF (Ministério Público Federal) funcionaria para gerenciar dinheiro de propina vinda, por exemplo, da JBS, a principal empresa investigada na Lava Jato, a operação da Polícia Federal.

JBS pagava a Puccinelli altas somas em dinheiro, que ia para a conta da Ícone, depois eram repassadas a integrantes do esquema do ex-governador.
Em troca, a JBS era beneficiada com incentivos fiscais. A empresa seria de André Júnior, mas, no papel, quem seria o dono é o advogado João Paulo Calves, o “testa de ferro” da trama, para o MPF.

24/04/2024 Presidente convoca deputados da Comissão de Monitoramento da Previdência
POLITICA
23/04/2024 Presidente Gerson defende "lacração do bem" para divulgar resultados à população
POLITICA
22/04/2024 Supremo mantém decisão do TSE que multou Bolsonaro
POLITICA
20/04/2024 Grupo Interinstitucional é criado para aprimorar políticas públicas aos idosos
POLITICA
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS