SEXTA-FEIRA, 19 DE OUTUBRO DE 2018
DATA: 19/07/2018 | FONTE: redação-assessoria Naviraí realizou o 1° Encontro da Piscicultura

Aconteceu na Câmara de Vereadores de Naviraí na quarta-feira (18) o I Encontro da Piscicultura, numa realização da Prefeitura Municipal, através da Gerência do Desenvolvimento Econômico. Segundo o titular da pasta, Fernando Kamitani, “o objetivo do encontro é fomentar a capacitação em piscicultura no município de Naviraí, com o intuito de futura implantação deste tipo de cultivo como fonte de renda para os produtores locais”.

Na abertura foi formada a Mesa de Trabalho para o ato solene, com a presença do prefeito doutor José Izauri de Macedo; vereador Luiz Alberto Ávila da Silva Júnior, representando o presidente do Legislativo Municipal, Jaimir José da Silva; Fernando Kamitani, gerente de Desenvolvimento Econômico; Alessandra Afonseca e Silva, coordenadora regional da Agraer; Cesar Moura de Assis, coordenador Federal de Aquicultura e Pesca; Gervásio Kamitani, presidente da cooperativa Copasul; e Rodrigo Yutaka Dichof, médico veterinário, representando o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Fernando Kamitani também afirmou que “este ambiente de discussão é uma importante ferramenta de informação, avaliação e troca de experiência para os atores envolvidos nesta área de atuação e trará relevantes conhecimentos, aprimoramento e valorização do cenário da piscicultura local”.

 

PALESTRAS

Cesar Moura de Assis, coordenador Federal de Aquicultura e Pesca; no Ms, realizou a primeira palestra, “Inclusão e Regionalização da Piscicultura”, dizendo das formalidades através de projeto diferenciado com o produtor todos os passos para possíveis criação de peixe como fonte de renda. Cesar destacou que a modalidade é de suma importância, mas que é preciso muito carinho, dedicação e acompanhar de perto todas as fases de implantação e conservação do projeto obedecendo as normativas na obediência das leis vigentes nesse aspecto.

A segunda palestra foi: “Piscicultura como alternativa de renda”, ministrada pela engenheira agrônoma Katia Maria Garicoix, agrônoma mestre em Agronegócios (Agraer) e a terceira “Tanques

elevados e seus diferentes sistemas”, a cargo do zootecnista Rafael Foresti, zootecnista PHD em Gestão Empresarial (da Brasil Piscis).

O Prefeito Izauri de Macedo comentou sobre a importância desse tipo de fomento no munícipio, que além de trazer melhora na economia local traz também uma alimentação ótima para as pessoas que consumir o produto que será de primeira qualidade. “Venho me dedicando, para a concretização desse importante projeto, contado com as parcerias do coordenador de pesca no MS Cesar Moura e de todos os associados da nossa Copasul que está interessada em ser uma das futuras grandes produtoras de peixe no estado. Enfatizou o prefeito.

A organização do evento foi elaborado pela Medica Veterinária, Mestre em Produção Animal Ana Paula Catalano Neto lotada no Núcleo de Agricultura e Pecuária e responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), na Gerência de Desenvolvimento Econômico de Naviraí.

19/10/2018 Como escolher o melhor adubo para Orquídeas
Geral
19/10/2018 IVINHEMA: Infestação de caramujos incomoda morador do Bairro Piravevê
Geral
19/10/2018 Prefeitura de Ivinhema realizou a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes
Geral
18/10/2018 Prefeitura de Iguatemi terceiriza Coleta de Lixo, Poda de Árvores, Coleta de Galho e Resíduos
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS