SŃBADO, 21 DE JULHO DE 2018
DATA: 11/07/2018 | FONTE: Dourados News Aos adolescentes: confira quatro dicas para te uma vida saud√°vel

1 - Passe a se alimentar melhor. Escolha bem o que vai comer, pois a alimentação é o combustível do corpo e da mente! Reduza ao máximo produtos com muito açúcar, sal e gordura: fast food, fritos, porcarias, como batatinhas chips, enlatados e processados, e massas. Além disso, aumente a ingestão de frutas, verduras e legumes frescos, cereais integrais, laticínios integrais ou com pouca gordura e proteínas, como peixe, frango, nozes, feijão, ervilha e lentilha.

2 - Crie hábitos alimentares saudáveis. O quanto se come é tão importante quanto o que se come para quem quer ficar saudável e em boa forma.

Não deixe de tomar café da manhã, pois essa é a primeira fonte de energia do dia para o corpo, e ajuda a mente a se concentrar. Coma frutas, ovos (embora esse hábito seja incomum no Brasil), leite magro, creme de farinha de trigo, aveia ou torradas integrais. Faça lanches saudáveis, com pedaços de frutas, algumas nozes, aipo ou uma fatia de queijo.

Se almoçar no trabalho ou na escola/faculdade, monte um prato saudável. Participe das compras de alimentos da sua casa. Quem sabe, você não ajuda seus familiares a se alimentarem melhor? Se quiser perder peso, controle o tamanho das porções, ou seja, quanto come de cada vez. Use pratos ou vasilhas menores, registre tudo em um diário de alimentação para não se perder, e inclua frutas, verduras e legumes em boa parte da refeição.

Consuma o teor certo de calorias! Meninas adolescentes que não são muito ativas precisam de 1600-1800 calorias por dia, enquanto as que praticam atividades físicas precisam de 2200-2400.

Evite dietas "da moda" ou extremas. Elas deixam o corpo muito propenso a ganhar de volta todo o peso que perdeu, além de sofrer consequências graves. Consulte o médico sempre que quiser adotar qualquer programa de alimentação ou tiver dúvidas.

3 - Mantenha um peso saudável. Pense mais em termos do seu índice de massa corporal (IMC) que na massa em si. Esse cálculo aponta se você está numa faixa saudável para a idade e a altura que tem.

4 - Beba pelo menos 2 litros (cerca de sete copos) de água por dia. Mantenha o corpo hidratado para regular seu metabolismo e purificar o organismo.

Sempre carregue consigo uma garrafa d'água para os momentos do dia em que sentir sede.
Beba mais água em dias quentes ou quando estiver praticando atividades físicas.
Sua urina deve ter um tom amarelo claro.
Acrescente fatias de limão, lima ou outra fruta fresca para aromatizar a água.

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