SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
DATA: 05/07/2018 | FONTE: Por Dentro do Assunto Iguatemi- Alunos realizaram plantio de mudas de Ipês na Ciclovia da Avenida Francisco Fernandes Filho

A secretaria municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente da prefeitura de Iguatemi realizou o plantio de mudas de ipês ao longo da extensão da ciclovia da Avenida Francisco Fernandes Filho, no jardim aeroporto.

Sob a coordenação do secretário de meio ambiente, Delsio Sovernigo e a orientação da bióloga Sirlei Costa e do chefe de departamento Edimar Boller, foram plantadas aproximadamente setenta mudas de ipês, das espécies amarela, rosa e branca. Todas as mudas receberam grades protetoras.

O evento faz parte do projeto “Caminho dos Ipês”, idealizado pela Sedema e contou com a participação dos alunos da escola Tancredo Neves, coordenados pela direção da escola, na pessoa da diretora Ivone Aquino e os professores Hilton Marques, Udson Rodrigues e Alenir dos Reis Costa. A confecção das grades protetoras foi feita pelos próprios alunos.
A prefeita Doutora Patrícia esteve presente na ocasião e também participou do plantio, juntamente com os vereadores José Moreira e Rose Boscarioli. Ela falou da importância do projeto para o município e disse que a participação dos alunos estimula a cidadania e desperta o interesse ambiental em cada um deles. “Fico feliz em ver o envolvimento dos nossos alunos nesse projeto tão importante, pois além de arborizar esta região de uma das entradas da nossa cidade, tornará ainda mais bela quando as árvores estiverem formadas” disse a prefeita.

Muito presente nas ruas e avenidas do município de Iguatemi, o Ipê faz parte da beleza cotidiana da cidade e quando se aflora, torna a paisagem espetacular, dando a população um grande presente da natureza.

Sobre o Ipê - O Ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Durante muitos anos o Ipê foi considerado a árvore nacional. Foi substituída pelo Pau-Brasil, tendo o título modificado para flor nacional. Não importa se árvore nacional ou não, é uma árvore importante da flora brasileira e nos oferece grandes benefícios.
O Ipê costuma perder todas as suas folhas durante o inverno e ficar repleto de flores no início da primavera. Esta característica faz com que esta árvore oferece melhor luminosidade no espaço plantado durante o inverno e uma excelente sombra no restante do ano. A madeira do Ipê é considerada madeira de lei devido as suas características: resistente, flexível e dura. É muito utilizada nas construções civis e navais.
O Ipê costuma ter entre 6 a 12 metros, sendo que o Ipê amarelo pode chegar até 25 metros dependendo do local plantado. Na primavera costuma oferecer um espetáculo de cores se destacando em meio a tantas outras espécies nos espaços públicos. A coloração das flores pode ser nas seguintes cores: branca, amarela, vermelha, rosa e roxa. O Ipê deve ser plantado sobre sol pleno em solo fértil, bem drenável e enriquecido em matéria orgânica. Exige rega regular no primeiro ano, mas é resistente aos períodos de estiagem.

25/04/2024 Placa informativa em pet shops e mais cinco projetos são votados na Câmara nesta quinta-feira
Geral
25/04/2024 PF retoma agendamento para emissão de passaporte após tentativa de ataque
Geral
25/04/2024 Durante confusão, mulher tenta pegar arma e morde perna de policial em Aparecida do Taboado
Geral
25/04/2024 Mulher é cercada por trio, espancada e tem braço quebrado ao ser acusada de furto de shampoo
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS