TERA-FEIRA, 17 DE JULHO DE 2018
DATA: 17/05/2018 | FONTE: sul news Pão francês vai ficar 10% mais caro em Mato Grosso do Sul REAJUSTE DE PREÇO

O pão francês comercializado em Mato Grosso do Sul vai ficar 10% mais caro. Esse aumento ocorre em decorrência da alta do dólar registrada nas últimas semanas e da seca na Argentina. A informação faz parte de um levantamento do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado (Sindepan/MS) junto às principais padarias de Mato Grosso do Sul.

Conforme a pesquisa, o quilo vai sair de uma média de R$ 12,50 para R$ 13,75. O repasse deve ocorrer a partir de julho porque os moinhos que fornecem a farinha para as empresas do Estado estão com um bom estoque de trigo.

De acordo com o presidente do Sindepan/MS, Marcelo Novaes, essa majoração é motivo de preocupação para o segmento. “Com a crise, já estamos trabalhando com um preço elevado e muitas empresas tiveram de fechar as portas, principalmente porque os preços estão em descompasso com a situação econômica que estamos vivendo e isso faz com que os clientes procurem valores mais baixos”, declarou.

Ainda segundo ele, a Argentina, principal fornecedora de trigo para o Brasil, está sem disponibilidade para atender a total demanda dos moinhos brasileiros e isso começa a impactar no mercado interno a partir de julho. “A Argentina passa pela pior seca dos últimos 40 anos e isso acabou influenciando nos preços do trigo”, explicou ele, acrescentando que a alta do dólar também interfere nos custos de produção e, consequentemente, nos valores repassados aos consumidores.

Além deste fator, segundo Novaes, tem a alta do dólar. “A elevada cotação da moeda americana, que vem ocorrendo ultimamente, com alta acumulada de 10,97%, é mais um fator que irá concorrer para o aumento do preço final do pão francês”, completou.

Novaes alertou ainda sobre o aumento em outros insumos como óleo, açúcar, fermento e embalagens que deverão ser repassados em breve por aquelas empresas que trabalham com confeitaria.

17/07/2018 Primeira-dama de Eldorado morre vítima de câncer
Geral
17/07/2018 Naviraí idealizou e coordenará a 1ª Olimpíada de Matemática da Região Cone Sul
Geral
17/07/2018 Contrariado, homem atropela vizinhos que não quiseram sair com ele
Geral
17/07/2018 Consulta ao saldo do PIS esta liberado
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS