QUINTA-FEIRA, 15 DE NOVEMBRO DE 2018
DATA: 16/05/2018 | FONTE: tanamidia Projeto Cultural irá retratar e construir Histórico Oficial de Naviraí

Através de iniciativa do Professor de História Geovano Chaves,do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), está sendo colocado em prática um Projeto de Resgate da Cultura de Naviraí e que pretende retratare construir um Histórico Oficial do município.

De acordo com o Professor Geovano idealizador do projeto, com o apoio da Administração Municipal, por intermédio da Fundação de Cultura, esse Projeto de Pesquisa tem o financiamento da Capes, e será considerado um verdadeiro Centro de Arquivo, Cultura e Memória de Naviraí.

O Historiador explicou ainda que o referido projeto está focado somente em Naviraí, mas que futuramente poderá se estender aos municípios da Região Conesul do Estado, sendo que seu cronograma passará por três fases de evolução, o primeiro passo será coletar e selecionar materiais antigos culturais, esportivos e jornalísticos, como relíquias, fotografias, artigos e produtos da antiguidade; em segundo plano, colher informações junto aos moradores mais antigos e que viveram épocas passadas e que contem suas histórias que contribuíram para a formação da cidade;e em terceiro fazer um grande resumo dos melhores e principais registros das duas primeiras fases, elaborando e produzindo um filme sobre a constituição da história do município.

“E por fim, após todas essas etapas, o filme oficial da história do município, será apresentado ao público, no dia 25 de Agosto de 2018, na Praça Euclides Fabris, durante encerramento do Festival Arte e Cultura que já faz parte do Calendário Cultural Oficial do Município”. Disse o Professor Geovano.

Para concluir definitivamente o Projeto Cultural de Naviraí, após o fechamento dos estudos, será lançado um Portal Eletrônico, para a exibição de todos os passos e histórias contadas ao longo do relatório, será o site cultural oficial do município, que contará e terá registrado todos os momentos e história de Naviraí. Finalizou o historiador.

 

14/11/2018 ALERTA: Naviraí e mais 52 cidades de MS podem ter tempestades e ventos de 100 km/h
Geral
15/11/2018 Naviraí- Com ingressos esgotados há semanas, Seleta faz peixada no domingo
Geral
15/11/2018 Situação em cidades do Cone Sul arrasadas por tempestades é estável, mas previsão do tempo preocupa
Geral
15/11/2018 Justiça acata recurso de candidatos e dá prosseguimento ao concurso da Polícia Civil de MS
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS