SEGUNDA FEIRA, 21 DE MAIO DE 2018
DATA: 22/04/2018 | FONTE: porta i tudo IGUATEMI: Educação e Meio Ambiente aderem ao Programa “Papa Óleo” nas escolas do município

Os estudantes da rede municipal e estadual de ensino em Iguatemi estão participando de um programa de educação ambiental que estimula a conscientização e a destinação correta do óleo residual saturado produzido nas suas próprias residências. Através das secretarias municipais de educação e de desenvolvimento econômico e meio ambiente, o município aderiu ao Programa Papa Óleo, idealizado pela Ong USE – União Social Ecológica e consiste em incentivar a participação das escolas de todo país em envolver os estudantes neste projeto que promoverá a captação para reutilização dos resíduos e posteriormente sua transformação em biodiesel.

Em reunião entre as secretarias municipais, gestores do Programa e os dirigentes das escolas do estado e município, foram traçadas metas do Programa e a premiação para os alunos e escolas participantes. A cada litro de óleo doado para a USE, será contabilizado um ponto para o aluno que receberá, na culminância do Programa, um prêmio de acordo com a pontuação alcançada. As escolas participantes também serão premiadas.

A secretária de educação de Iguatemi Rosangela Socovoski Ferragem destacou que “toda população pode contribuir e participar do Programa, incentivando a coleta feita pelos estudantes”.

As escolas já iniciaram os trabalhos com os estudantes e a comunidade, com divulgação e orientações sobre o programa e suas finalidades. Em sua grande maioria, os resultados já começam a demonstrar que os estudantes estão dispostos a atingir as metas do programa. “Além de promover a destinação correta destes resíduos, os estudantes bem como a comunidade que está participando, estão tendo acesso à consciência ambiental e com isso transformando o ambiente escolar e familiar” completou a secretária.

Estimativas sobre o consumo de óleo de cozinha no Brasil indicam que o descarte inadequado do produto pode atingir cerca de 700 milhões de litros ao ano, representando um grande potencial de contaminação dos recursos hídricos, de impacto sobre o meio ambiente.

21/05/2018 Caminhoneiros fazem protestos contra alta do diesel
Geral
21/05/2018 Pedidos de aposentadoria por telefone e internet começam hoje
Geral
21/05/2018 Exportação da carne bovina sul-mato-grossense apresenta aumento superior a 5% em 2018
Geral
21/05/2018 JUTI: Homem ateia fogo em matagal, é atingido pelas chamas e morre no hospital
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS