SEGUNDA FEIRA, 21 DE MAIO DE 2018
DATA: 21/04/2018 | FONTE: por dentro do assunto Iguatemi -implanta estação meteorológica automática

Mato Grosso do Sul terá mais 17 novas estações meteorológicas automáticas para coleta de dados e monitoramento do tempo e Iguatemi está entre as cidades contempladas. O investimento para aquisição dos equipamentos é fruto de convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o governo do estado de Mato Grosso do Sul, através da Secretaria de Produção e Turismo de MS (Seprotur), que disponibilizará contrapartida de R$ 503.115,00.

A contemplação de Iguatemi foi possível através de um pedido feito pela prefeita municipal Patrícia Nelli Margatto e pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente Delsio Adelfo Sovernigo à Deputada Federal Teresa Cristina que viabilizou a estação para o município.
Conforme o projeto denominado “Implantação de Estações Meteorológicas” visa a aquisição e implantação da estação meteorológica automática de superfície, que contribuirá com importantes informações e coleta sistemática de variações de direção e velocidade dos ventos, disponibilidade de água nos solos, com os indicativos das variáveis climáticas para estimar o balanço hídrico e identificar as áreas e os períodos de plantio com o menor risco, estimulando o fomento, desenvolvimento e a melhoria dos processos ou sistemas de produção do milho e da soja no Mato Grosso do Sul.
Equipamento
A estação meteorológica de superfície automática que foi instalada em Iguatemi é composta de uma unidade de memória central (“data logger”), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os automaticamente a cada hora.
“A estação meteorológica que conquistamos para o nosso município será muito importante na captação de informações fundamentais que contribuirão em especial para o levantamento de dados para a agricultura, bem como de dados necessários para o planejamento de ações” avaliou o secretário Delsio.
A estação foi implantada na área rural do município em parceria com a AGRAER – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, próximo à Casa do Mel onde as obras foram acompanhadas e vistoriadas pela prefeita e pelo secretário.

21/05/2018 Caminhoneiros fazem protestos contra alta do diesel
Geral
21/05/2018 Pedidos de aposentadoria por telefone e internet começam hoje
Geral
21/05/2018 Exportação da carne bovina sul-mato-grossense apresenta aumento superior a 5% em 2018
Geral
21/05/2018 JUTI: Homem ateia fogo em matagal, é atingido pelas chamas e morre no hospital
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS