QUINTA-FEIRA, 19 DE JULHO DE 2018
DATA: 08/04/2018 | FONTE: saude.abril Vacina contra a gripe protege o coração Médico explica por que a vacinação contra essa doença é especialmente importante para quem tem maior risco cardiovascular

O mês de abril, que antecede o início da temporada mais fria do ano, é um período estratégico para a vacinação contra a gripe, que se realiza na rede pública do país. Todas as pessoas que têm algum tipo de alteração ou doença cardiovascular podem e devem ser vacinadas gratuitamente, mesmo não estando nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: indivíduos acima dos 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; mulheres até 45 dias após o parto; trabalhadores do segmento da saúde; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e professores de escolas públicas e privadas.

Sim, a vacina contra a gripe é uma grande aliada do coração. Isso porque a infecção pelo vírus influenza, ao provocar febre, pode alterar a frequência cardíaca, sobrecarregando o bombeamento de sangue pelo coração. Há risco, ainda, de a pessoa gripada contrair pneumonia, quadro capaz de gerar maior complicação em quem já tem um problema cardiovascular.

Neste ano, temos um fator agravante: a variedade da gripe que provocou um surto no Hemisfério Norte, principalmente nos Estados Unidos, tem sido associada a casos mais graves da doença. O vírus em questão é o H3N2. Este, assim como o H1N1 e o Influenza B, está contemplado na vacina atualizada para 2018 que será provida pela rede pública de saúde.

19/07/2018 Carreta de Barretos estará em Itaquiraí para preventivos, de 27 a 31 de agosto
SAUDE
19/07/2018 Mortalidade infantil do Brasil sobe pela 1ª vez desde 1990
SAUDE
19/07/2018 O Sarampo voltou e pode levar a morte, conheça os sintomas
SAUDE
19/07/2018 Gripe faz mais uma vítima em Naviraí e na Capital
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS