SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
DATA: 28/03/2018 | FONTE: IVI NOTÍCIAS Para viver mais e bem Como melhorar a sua qualidade de vida e o seu desempenho profissional

Não é novidade para ninguém que o estilo de vida escolhido pode influenciar significativamente a saúde do organismo e, consequentemente, a quantidade de anos que você tem pela frente. Manter uma alimentação equilibrada, beber muita água e praticar exercícios com frequência já são dicas conhecidas de quem zela pela saúde. Assim como melhorar os cuidados com a higiene diária e evitar o consumo de álcool, cigarro e outras drogas. Mas, dar atenção à qualidade dos pensamentos e aproveitar o tempo livre para fazer o que se gosta, também aparecem como atitudes essenciais para a qualidade de vida. O ideal é equilibrar o comportamento físico e mental.

 

No ambiente do trabalho, essas regras também são as mais importantes. Adotar atitudes saudáveis pode, inclusive, evitar doenças consideradas cruciais para o rendimento no ambiente de trabalho, como depressão e ansiedade. Atualmente, mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a depressão, considerada uma das principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seguida, os problemas causados pela ansiedade atingem mais de 260 milhões de indivíduos globalmente. Esses transtornos mentais, segundo a OMS, exercem significativa influência na capacidade e maneira de trabalhar, custando US$ 1 trilhão à economia global a cada ano em perda de produtividade.

 

 

Como melhorar a sua performance

Se você tem a sensação de que o tempo nunca é suficiente para fazer tudo que precisa, é importante saber que não existe mágica porque o dia realmente só tem 24 horas. Anote algumas dicas que podem ajudar a melhorar o seu planejamento do tempo.

 

Se estiver no trânsito ou na academia, aproveite para ouvir entrevistas ou aulas que podem ser baixadas no celular. Você poderá sempre aprender algo novo ou ter novas ideias.

 

Se precisa tomar uma decisão ou escrever algo importante, feche a porta da sala e desligue o celular. Concentre-se!

 

Fique perto de pessoas produtivas. Estar rodeado de pessoas focadas pode ser uma ótima fonte de inspiração.

 

Tenha sempre algo por perto para registrar lembretes ou ideias. Você se sentirá muito melhor passando todos os pensamentos e preocupações de sua cabeça para um papel. Se não tiver como anotar, use o gravador de voz do celular.

 

Analise o horário que sente mais disposição para fazer as coisas e aproveite-o da melhor maneira. Deixe as tarefas mais operacionais para os períodos em que bate o cansaço. Respeite o seu limite!

 

Não comece a fazer alguma coisa que não vai conseguir terminar em tempo. Sua mente leva algum tempo para se ajustar a uma nova atividade. Termine o que começar!

 

Se você não está conseguindo resolver um problema, faça algo diferente e depois volte para tentar novamente. Mude o foco quando necessário!

 

Se você só descansa quando se sente exausto, quer dizer que parte de seu trabalho foi feito perto do seu limite e sua produtividade estava comprometida. Descanse!

 

Pesquisas mostram que alguns minutos de exercícios leves podem melhorar a capacidade cognitiva do profissional. Caminhe! Respire!

 

O papel das empresas

As empresas também exercem papel fundamental na qualidade de vida de seus colaboradores. Segundo a OMS, um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental, como uso abusivo de drogas ou álcool, faltas e perda de produtividade.

 

Para evitar esse quadro, é importante adotar iniciativas que promovam o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores e que incluam prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação. Essa ajuda na disseminação de boas práticas pode e deve ser realizada com a ajuda de uma equipe capacitada de profissionais de saúde. A combinação integrada de atividade física, alimentação saudável e acompanhamento médico continua sendo a mais recomendada quando o assunto é a busca por qualidade de vida.

 

A Unimed Londrina sabe a importância de manter hábitos saudáveis e apresenta isso em seus pilares. Procure você também cuidar da sua saúde para aproveitar ainda mais a vida com segurança e tranquilidade. Afinal, você pode ter à sua disposição o plano de saúde mais completo do mercado. Conte com uma equipe formada por mais de 1.200 médicos, Pronto Atendimento 24h, cobertura local ou nacional e a maior rede de laboratórios, clínicas e hospitais. Estaremos com você, sempre que precisar!

 

18/04/2024 Anvisa adia para sexta debate sobre cigarro eletrônico
SAUDE
14/04/2024 Mais de 240 mil doses de vacinas serão aplicadas em indígenas de todo país
SAUDE
11/04/2024 Mortalidade de crianças indígenas é mais que o dobro das não indígenas
SAUDE
10/04/2024 Em uma semana, MS registra duas mortes e 765 novos casos de covid
SAUDE
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS