QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
DATA: 20/03/2018 | FONTE: A Gazeta News Caarapó é contemplado com estação meteorológica

O Município de Caarapó acaba de ser contemplado com a instalação de uma estação meteorológica. O equipamento está instalado na área do balneário municipal e terá como função proporcionar informações agrometeorológicas confiáveis que vão substanciar medidas técnicas para otimizar as áreas ocupadas, adequar cultivares com as melhores épocas de plantio, o incremento da produtividade agrícola.

A responsabilidade pela instalação é da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), do governo do Estado. Os recursos são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com intermediação da deputada federal Tereza Cristina (DEM), e participação financeira do governo do Estado, por meio do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul (Fundems). O projeto ainda tem parcerias com a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho), Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul) e da prefeitura de Caarapó, mediante a cedência do terreno.

De acordo com o Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (CEMTEC), a estação é equipada com barômetro (aparelho que mede a pressão atmosférica), higrômetro de ar e solo (umidade), anemômetro sônico (força e direção dos ventos), pluviômetro (quantidade de chuva), piranômetro (radiação solar), para-raios e um computador que vai transmitir todas essas informações diretamente ao Instituto Nacional de Meteorologia. Após serem formatadas, essas informações retornam ao CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Semagro, onde os técnicos vão transformá-las em boletins com dados precisos sobre o clima e o tempo de cada região.

18/04/2024 Rapaz acusado de estupro de duas adolescentes em Dourados é condenado a mais de 20 anos de prisão
Geral
18/04/2024 LISTA: Termômetros marcam mínima de 10°C na primeira frente fria do ano em MS
Geral
18/04/2024 Bolsa Família: Beneficiários com NIS final 2 recebem nesta quinta-feira
Geral
18/04/2024 Mega-Sena pode pagar R$ 72 milhões em sorteio desta quinta-feira
Geral
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS