SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
DATA: 19/03/2018 | FONTE: top midia news Violão e cantoria ‘divertem’ dias de cadeia de Amorim e Giroto Polca paraguaia é ouvida somente na ala que abriga os envolvidos da Lama Asfáltica

Presos por força da Lama Asfáltica, operação da Polícia Federal que desbancou ação de uma quadrilha que arrecadava milhões de reais fraudando licitações, superfaturando obras e corrompendo servidores estaduais, o ex-deputado federal Edson Giroto e o empreiteiro João Amorim, integrantes do bando, passam domingos tranquilos na prisão. Eles completaram neste domingo (18) dez dias encarcerados no Centro de Triagem Anísio Teixeira, em Campo Grande.

Na ala da dupla, ao menos aos domingos, dia de visitas, o clima difere das outras pontas do complexo penitenciário. Lá, na eira de Giroto e Amorim, somente ali, na manhã de ontem, era possível ouvir músicas do estilo polca paraguaia tocada no violão.  

O Centro de Triagem (presos provisórios) fica no meio de uma quadra, no Jardim Noroeste, que abriga ainda o Instituto Penal (presos que vão a julgamento) e o Presídio de Segurança Máxima (onde ficam réus condenados).

Separado da ala de Giroto e Amorim, por um paredão, ficam outros detidos, a maioria pela chamada Lei da Maria da Penha, a que põe na cadeia quem maltrata ou ameaça a mulher.

As visitas de Giroto e Amorim, na entrada, enfrentam fila e se esbarram nos parentes de quem segue para outra lateral, a dos acusados de agredir a mulher.

A rotina

Pela manhã de ontem, Amorim recebeu duas visitas, a de um irmão e de uma filha. Giroto não recebera ninguém, mas o visitante pode ir até às 16h. Quem mais aparece por lá são advogados que defendem os denunciados do esquema de fraudes em licitações. O irmão de Amorim, que também já foi dono de empreiteira, foi visto abraçado a Giroto, como bons amigos, durante a visita.

Giroto e Amorim, engenheiros, são conhecidos há décadas. O primeiro, antes de eleito deputado federal, ocupava a chefia da Secretaria Estadual de Obras, no período governado por André Puccinelli, do MDB.

Já Amorim é empreiteiro e captava as mais importantes concorrências por obras públicas no Estado, durante as gestões de Puccinelli, duas vezes prefeito de Campo Grande (1997-2004) e governador também por duas vezes (2007-2014). O ex-governador também é processado judicialmente pelos crimes supostamente praticados por Amorim e Giroto. Ele já foi preso uma vez e teve de usar tornozeleira eletrônica por conta do envolvimento. No entanto, por forças de recursos judiciais livrou-se da prisão e do equipamento.

Giroto e Amorim foram presos na semana retrasada porque o STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou uma liminar concedida aos dois em junho de 2016. Além deles, foram detidos e também estão encarcerados no Centro de Triagem, Wilson Roberto Mariano  Beto Mariano, outro ex-deputado estadual, conhecido como Beto Mariano e Flávio Henrique Garcia Scrocchio, que é cunhado de Giroto.

Flávio Henrique foi preso em maio de 2016 e solto dias depois por suposta ligação com o esquema de fraude em licitações. A empresa dele, a Terrasat Engenharia e Agrimensura, venceu uma concorrência para a manutenção de estradas aos arredores do município de Nova Andradina. O valor da obra superava a casa dos R$ 10,3 milhões.

Os advogados dos detidos informaram que preparam recursos para tirar os quatro da prisão.

19/04/2024 Grupo de Trabalho Interinstitucional é criado para aprimorar políticas públicas aos idosos
POLITICA
18/04/2024 Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual
POLITICA
17/04/2024 Deputados debatem questão indígena e compra de terras em MS
POLITICA
16/04/2024 Utilidade pública é proposta à associação dedicada às pessoas com deficiência
POLITICA
© JORNAL DO CONESUL | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS